114 anos de história: Festa de São Sebastião produz quase uma tonelada de doces

por Analli Venâncio última modificação 23/01/2023 15h04

A celebração de São Sebastião foi comemorada com quase uma tonelada de doces, o evento aconteceu no domingo (22), na Água do Baixadão. O encontro reuniu cerca de 3 mil pessoas e completou 114 anos.

Antônio Xavier Pontes, trabalha junto a organização da festa há mais de vinte dois anos, ele explica que a festança também ficou conhecida como "Festa do Doce", o que para muitos é algo inaceitável.

"Hoje a turma fala assim: 'Festa do doce', quando ouço isso falo que preciso até pedir desculpas para São Sebastião, para nós que somos raiz da festa o verdadeiro nome deve prevalecer", comentou.

Para Alzira Nogueira de Oliveira, mesmo com mais de 80 anos, o trabalho não cansa o corpo, porém, alegra a alma.

"Às vezes nós fazemos os serviços de casa e sentimos dor em praticamente todo o corpo, estou trabalhando quase todos os dias da semana para a festa e me sinto ótima, parece que São Sebastião nos anima, dando força, alegria e saúde", disse.

Os vereadores Carlinhos Zé Gotinha e Gerson Alves, compareceram no local e ajudaram nos preparativos.
"Há muitos anos essa festa acontece, dentro da história houve uma praga de gafanhotos que devorou a lavoura, foi então que foi feita uma promessa a São Sebastião, antigamente eles cediam a comida, mas os doces se consagraram e esse encontro de fé une cada vez mais pessoas, eu não perco uma data", comemora Carlinhos Zé Gotinha.

Gerson Alves, já conhecia a festa, mas pela primeira vez participou do evento antes e durante a preparação.
"Estando aqui eu posso afirmar que o doce é muito mais saboroso, porque é adoçado com o amor e carinho de seus contribuintes que se dedicam para essa data. Viva a São Sebastião", disse Gerson Alves.