Alexandre Cachorrão aborda os “Caminhos para o Desenvolvimento”

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O tema foi debatido em Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 13

Na sessão ordinária desta segunda, o vereador Alexandre Cachorrão, preocupado com o rumo que o município tomará para desenvolver, subiu à tribuna e abordou um tema que considera de extrema importância “os caminhos para o desenvolvimento”.

Alexandre fez uma reflexão sobre os atuais desafios da cidade, as vocações econômicas do município, quais ações serão adotadas para o crescimento, se Assis esta se preparando para desenvolver, qual o planejamento para que isto ocorra e elencou alguns caminhos importantes.

Citou o exemplo da cidade de Três Lagoas que, segundo a revista Exame, é um dos mais importantes polos de desenvolvimento no Brasil, isto porque, anos atrás, os gestores ofereceram um ambiente favorável para este desenvolvimento.

O vereador citou, também, o fortalecimento do comércio como uma importante estratégia. “Assis é uma cidade comercial e precisa ter campanhas para atrair consumidores regionais, fortalecer a lei municipal do Micro Empreendedor, criar a Sala do Empreendedor, fortalecer as parcerias com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), fazer com que as compras públicas fiquem no município, fazer um folder para vender a cidade, promover decoração natalina chamativa, entre outras ações que venham a fortalecer o comércio”, enfatiza Alexandre Cachorrão.

Na indústria, foram elencados o investimento no distrito industrial, a criação de novos polos de desenvolvimento e a oferta de incentivos fiscais para atrair empresas. Por Assis possuir uma localização privilegiada, Alexandre sugeriu a criação de um “Porto Seco”, para que empresas instalem no município o seu centro de distribuição gerando, assim, emprego e renda.

No agronegócio, o vereador destacou a proximidade de Assis da EMBRAPA Soja (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), cerca de 100 km, o mais importante órgão de difusão de tecnologia e inovação ao produtor rural do Brasil. “Assis precisa fazer uma parceria e um convênio para trazê-los para nossa região, o que proporcionará um salto econômico significativo para nossa cidade”, diz.

O turismo de negócios e gastronomia também foi abordado como um importante seguimento para o crescimento econômico. O vereador sugeriu a criação do Conselho Municipal do Turismo, pois, “cidades com interesse turístico recebem mais recursos do governo estadual e federal”, explica Alexandre Cachorrão.

Outro ponto seria o incentivo à cultura do empreendedorismo para as novas gerações por meio do projeto “Jovem Empreendedor Primeiros Passos”, desenvolvido pelo SEBRAE em parceria com a Rede Municipal de Ensino.

Citou, também, a importância de gerar mão de obra qualificada investindo em cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e FATEC (Faculdade de Tecnologia), a criação de um Polo de Tecnologia e o fortalecimento da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.

Alexandre Cachorrão abordou, ainda, outros pontos e destacou a importância da promoção de um amplo debate com a sociedade, sugerindo a realização de um Fórum de Desenvolvimento em parceria com Prefeitura, Câmara Municipal, ACIA (Associação Comercial e Industrial de Assis), Sindicatos, Instituições de Ensino e demais órgão públicos e privados. “Assis precisa acelerar o seu desenvolvimento e, para isso, planejar ações, identificando e potencializando suas vocações econômicas”, finaliza Alexandre na tribuna.