Alexandre Cachorrão comemora o sucesso da 3ª Queima do Alho

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
Para Alexandre, um dos idealizadores da Queima do Alho, o evento se consolida como um das maiores festas culturais da região

A 3ª Queima do Alho com Festival de Viola que aconteceu no Pavilhão Rezende Barbosa no recinto da FICAR neste domingo, foi um sucesso absoluto e contou com a presença de centenas de pessoas de Assis e região.

No seu terceiro ano consecutivo, o objetivo do evento é fortalecer e incentivar a nossa cultura raiz e a tradição tropeira. Uma das tradições da cidade é a gastronomia caipira e o cardápio contou com porco no tacho, tutu de feijão gordo, mandioca da terra, arroz, linguiça caipira, churrasco, salada, farofa temperada e um delicioso doce de leite e doce de abóbora caseiro.

Outro ponto forte do evento foi o Festival de Viola com apresentação de duplas de moda de viola e musica raiz, que emocionou os convidados arrancando aplausos a cada musica. As duplas foram as Irmãs Jacó, Ademir & Paulinho, Ricardo & Santiago, Juliane & Gabriel, Pedro Henrique & Santiago, Onelis Junior, Amanda & Vinicius e Miro Marques & Rangel.

Também foram homenageados pelo legado cultural prestado à nossa cultura o Sr. Wilson Paitl, Sr. Expedito, Sr. Onelis (in memoriam) e o Sr. Beto Bergamasco (in memoriam).

Para o vereador Alexandre Cachorrão, um dos idealizadores da Queima do Alho, juntamente com os demais componentes da ACT – Associação da Cultura Tropeira, Dinho, Helder de Maio, Goes, Sr. Chico e Agostinho, o evento se consolidou como um das maiores festas culturais da interior.

“Nosso principal objetivo é fomentar e valorizar a tradição cultural tropeira em nossa cidade, resgatando nossa culinária caipira e musica raiz”, frisou Alexandre durante o evento.

No uso da palavra, o prefeito José Fernandes enalteceu o evento e disse o quanto a prefeitura valoriza a tradição tropeira. “Vamos criar em Assis o Museu do Tropeiro para manter viva a nossa cultura raiz”, disse durante a sua fala.

A 3ª Queima do Alho e a Cavalgada faz parte da programação oficial da FICAR 2017 que está sendo realizada pela AAR – Associação Assisense de Rodeio. A ACT – Associação da Cultura Tropeira agradece o apoio da AAR, Prefeitura Municipal e suas secretarias, FAC, Comitivas de Tropeiros, patrocinadores, colaboradores, duplas de viola, Cervejaria Burguesa e a todo público presente.
No dia 16 de julho, domingo, ultimo dia da FICAR, será realizada a tradicional Cavalgada de Cavaleiros e Comitivas pelas ruas de Assis e toda a população está convidada.