Alexandre Cachorrão e prefeito anunciam a “Queima do Alho” na FICAR 2015

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h11
Segundo Ricardo e Alexandre, Queima do Alho será inédito em Assis e um grande evento cultural.

Durante a realização do lançamento oficial da FICAR 2015 que aconteceu nesta quarta, 17, na Associação Comercial de Assis, foi confirmado e anunciado pelo prefeito Ricardo Pinheiro e vereador Alexandre Cachorrão o evento cultural “Queima do Alho”.

O nome Queima do Alho era dada ao almoço das comitivas de peões de boiadeiro durante suas longas viagens, composta por feijão gordo, carne e arroz carreteiro. O evento se tornou uma importante tradição culinária e cultural idealizada em Barretos, e hoje, é realizada em muitas cidades, cujo, principal objetivo promover é a cultura tropeira.

A Queima do Alho acontecerá após a Cavalgada de Comitivas de Tropeiros que será no domingo, 11 de outubro e neste ano completará 10 anos de tradição.

Há uma década a cavalgada acontece em homenagem a Nossa Senhora de Aparecida e em comemoração ao Dia Municipal do Tropeiro e da Cultura Raiz incluída no calendário oficial do município através da Lei Municipal 5.563 de 2011. Desde 2014 o desfile passou a fazer parte das atrações oficiais da FICAR.

“Esperamos aproximadamente mil cavaleiros desfilando pelas ruas de Assis, pois a Queima do Alho será um evento gastronômico inédito e com certeza vai valorizar a nossa cultura”, destacaram Ricardo e Alexandre. (18/06/2015)