Alexandre Cachorrão trabalha firme contra a Pedofilia em Assis

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
Ele é autor de diversas leis sobre o assunto e considera que é preciso “declarar guerra” contra a pedofilia em Assis.

O vereador Alexandre Cachorrão veio à tribuna na Sessão Ordinária desta segunda, dia 08, para tratar de um assunto muito sério e que aflige a população infanto-juvenil de Assis e do Brasil: a pedofilia, o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O vereador, idealizador do projeto “Assis contra a Pedofilia” apresentou uma triste realidade com dados alarmantes e lembrou que o município tem uma rede, chamada Rede Ninho, articulada para trabalhar na prevenção e no acolhimento das vítimas.

No Brasil, 500 mil crianças e adolescentes são exploradas sexualmente, a maioria na faixa etária entre 7 e 14 anos. Estima-se que a cada 24 horas, 320 crianças são abusadas no país e só sete em cada 100 casos são denunciados. “Vemos que esse tipo de crime é silencioso e que é cometido, muitas vezes, por pessoas próximas das vítimas, como a própria família”, diz o vereador.

Alexandre Cachorrão é autor de quatro leis que estão em vigor em Assis que abordam o tema. A principal delas, a lei nº 5.656/2012, institui a Semana Municipal de Conscientização, Combate e Prevenção à Pedofilia, Violência e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, a ser realizada todos os anos na semana correspondente ao dia 18 de maio, em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com campanhas e ações na cidade.

O vereador também participa da Rede Ninho, rede de articulação com vários segmentos do poder público e da sociedade civil organizada, que tem por objetivo promover o debate e trabalhar na prevenção deste crime no município e, ainda, no acolhimento dessas vítimas. Todos os meses, o grupo se reúne propondo atividades, não só na semana do dia 18 de maio, mas durante todo ao ano.

Alexandre Cachorrão disse também que a Rede Ninho procurou a Secretaria da Educação com o intuito de firmar uma parceria para que o trabalho de conscientização seja feito com os professores e os alunos da rede municipal de ensino.

A população pode denunciar o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes pelo Disque 100, ou procurando o Conselho Tutelar pelo telefone 3321-5120. Em Assis, os conselheiros atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua Cândido Mota, 48, no prédio da Secretaria da Saúde. Nos fins de semana, no período noturno e nos feriados o telefone de plantão é o 99794-1677.