Alexandre solicita cursos do "Programa Estadual de Qualificação".

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
Alexandre solicitou a vinda dos cursos profissionalizantes da SERT para Assis.

Preocupado com a formação profissional dos jovens de Assis, o vereador Alexandre Cachorrão – PSD, Presidente da Comissão da Juventude da Câmara Municipal, solicitou da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), cursos profissionalizantes do PEQ – Programa Estadual de Qualificação e da Frente de Trabalho que pertencem a esta pasta.

Recentemente Alexandre esteve com o Secretario Adjunto da SERT, Aparecido de Jesus Bruzarosco  e na oportunidade ressaltou a importância destes cursos na formação profissionalizante para atender o mercado de trabalho local.

Mediante oficio, Alexandre está solicitando a possibilidade da realização destes cursos em Assis, uma vez que o ultimo realizado foi em 2011. Bruzarosco mostrou grande interesse em realizar os projetos que a Secretaria oferece na cidade.

O Programa Estadual de Qualificação (PEQ) é gerenciado pela Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho, dura três meses e tem o objetivo de qualificar o jovem para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. O aluno recebe uma bolsa auxilio de R$ 210,00 (durante o curso), além de auxilio-transporte, lanche e material didático.

Os cursos são gratuitos em áreas como comércio, indústria, construção civil, panificação e confeitaria, pizzaiolo, gestão de vendas, turismo, administração, atendimento, informática, telemarketing entre outras, e são oferecidos de acordo com a demanda de cada cidade sendo realizados em parceria com o PAT.

Segundo o diretor Marcos Samponi, que já realizou vários projetos do PEQ em Assis, “os cursos são extremamente importantes para a qualificação profissional e da total apoio a iniciativa”. Alexandre destaca ainda que “A cidade tem grande potencial econômico e a profissionalização vem a atender a demanda de empregos em vários segmentos da região”.