ANIMA cancela convenio e Alexandre Cachorrão questiona falta de política para zoonoses

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
Alexandre pede providencias, pois sem a castração de cães e gatos, a cidade presenciará um grande problema de saúde publica.

Cães abandonados e atacando pessoas, falta de controle populacional com a castração de cães e gatos, cavalos e vacas perambulando pelas ruas causando acidentes, matança de animais domésticos, doença do pombo, epidemia de dengue com proliferação de focos, são alguns dos problemas de saúde comuns em nossa cidade e enfrentados diariamente pela população de Assis.

Para piorar ainda mais a situação, o vereador Alexandre Cachorrão – PSD recebeu um oficio da Secretaria de Saúde dizendo que a ANIMA (Associação de Voluntários de Proteção aos e ao Meio Ambiente de Assis), que sempre gerenciou a castração de cães e gatos em Assis, “cancelou” o convenio deste ano com a Prefeitura, o que poderá gerar um caos na cidade.

Preocupado com esta situação, na sessão desta segunda, Alexandre enviou Requerimento para o Executivo, cobrando a elaboração de politicas municipais de controle de zoonoses, que compreende: o controle de doenças transmitidas por animais, projeto de castração de cães e gatos, projeto de conscientização e educação com relação aos animais abandonados, recolhimento de animais de grande porte, entre outras medidas que serão de suma importancia para a saúde da população.

Alexandre também cobrou que o Secretaria de Saúde busque recursos, pois o governo estadual e federal disponibiliza investimentos para os municípios desenvolver projetos voltados para estas questões, inclusive para a instalação de canil municipal. “A secretária da saúde, Sra. Denise Carvalho, demonstrou preocupação com esta situação e informou que estará providenciando medidas e politicas para sanar estes problemas o mais breve possível”, finaliza o vereador.