Após deliberação, orçamento municipal é aprovado pelos vereadores

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
Eles sugerem maior participação popular e do legislativo para a elaboração dos próximos projetos

A Sessão Ordinária dessa segunda-feira, dia 19, foi marcada pela discussão das peças orçamentárias municipais (Lei de Diretrizes Orçamentárias 2018 e Plano Plurianual 2018- 2021), com a suspensão dos trabalhos por alguns minutos, para se decidir sobre a votação ou não dos projetos do poder executivo.

No debate, os vereadores levantaram a importância de uma discussão prévia sobre o orçamento municipal antes da elaboração das peças. O vereador Camarguinho sugeriu, ainda, a contratação de uma empresa especializada para efetuar o orçamento da LDO e do PPA.

Já Célio Diniz, recordou que foram feitas duas Audiências Públicas a respeito do tema, uma pela Prefeitura Municipal e outra pela Câmara, e que as propostas levantadas não foram incorporadas aos projetos.

Essa afirmação foi rebatida pelo vereador Vinícius Simili que disse que os vereadores tiveram um prazo para a elaboração de emendas para compor as peças orçamentárias. “Poderíamos ter contribuído mais”, diz.

Sobre as emendas, o vereador Roque Vinícius disse que o processo para realizá-las é complexo, devendo o legislativo indicar a origem do orçamento que será aplicado em determinada proposta, sem causar oneração aos cofres públicos.

Após o debate, os dois projetos orçamentários, a LDO que prevê os investimentos para 2018 e o PPA que contempla o planejamento orçamentário durante toda a gestão municipal, foram aprovados por unanimidade.

Foi aprovada, também, a denominação da sala de leitura da EMEIF “Maria Clélia de Oliveira Vallim”, em homenagem à professora Maria Aparecida Bornea, a Cida Bornea.