Aprovado: Dia Municipal de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância

por Analli Venâncio última modificação 16/05/2024 12h21
Durante a 16ª sessão ordinária (13/5), os parlamentares aprovaram o PROJETO DE LEI Nº 76/2024 que inclui no Calendário Municipal "Dia Municipal de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância", a propositura é de autoria da vereadora Vanessa Eugenio.

"É importante avaliarmos as nossas crianças, sobre sinais que apresentem algo que podem dificultar o desenvolvimento. Muitas pessoas confundem a apraxia de fala, com dislexia ou demais transtornos. Entretanto, a apraxia possui peculiaridades e com olhar clínico de especialistas poderemos ter acesso e acompanhamento de forma prematura e eficaz", argumentou.

Entre os objetivos do projeto constam:
I – Realização de reuniões, debates e ciclos de palestras sobre AFI;

II – Distribuição de material informativo sobre prevenção, diagnóstico precoce e as formas de tratamento da AFI;

IV – Realização de capacitações de profissionais fonoaudiólogos da rede pública municipal sobre a prevenção e diagnóstico precoce da AFI.

Sobre apraxia
Por meio de mapeamento genético realizado pela Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância (Abrapraxia) em parceria com o Centro de Estudo do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP) foram identificados 18 novos genes causadores desse tipo de transtorno, que atinge duas a cada 1.000 crianças no Brasil.

O que é apraxia de fala na infância
A Apraxia de Fala na Infância (AFI) é um tipo de transtorno motor de fala que afeta a habilidade para sequencializar os movimentos necessários para a produção dos sons da fala. A criança tem ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos/gestos motores da mandíbula, dos lábios, da língua e de outros articuladores, responsáveis por produzir os sons que formam sílabas, palavras e frases.

Reações fazem parecer que os pequenos “não sabem o que fazer” com sua boca. Geralmente, são crianças que compreendem bem a linguagem, mas falar é um grande desafio. Elas não conseguem planejar os movimentos para a fala ocorrer no tempo certo, para que as palavras sejam produzidas na ordem correta. Uma característica observada nas crianças pequenas, é uma fala muito limitada, com pobre repertório de palavras, podendo apresentar também uma fala de difícil compreensão.

Fontes: Agência Brasil e Associação Brasileira de Apraxia de fala na Infância.