Assis celebra o Dia da Consciência Negra com evento cultural e desfile afro
A cidade de Assis comemora o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, com um evento especial realizado no CRAS do Jardim San Fernando do Valley. Organizado pelo grupo de samba Tok de Vaidade, a programação voltada à comunidade para um dia de celebração, reflexão e valorização da cultura negra.
O evento acontece das 14h às 22h e trará uma diversidade de atrações, incluindo apresentações de Capoeira Regional, Capoeira de Angola, Batalha de Rima, Hip Hop Breaking, além do show do próprio grupo Tok de Vaidade e da participação especial de Luana Granai.
Um dos destaques será o desfile afro, que reunirá cerca de 20 modelos em uma homenagem à resistência e à luta histórica do povo negro contra o racismo. A trancista Jana Messias, profissional com mais de 20 anos de experiência, participará do desfile apresentando estilos variados de tranças.
“Na passarela teremos tranças box, entrelaçamento, kanekalon. Como profissional em tranças, fico muito feliz em ver a importância do nosso trabalho para a autoestima das mulheres negras”, destacou Jana.
Segundo Tynha Santos, integrante do grupo organizador, o evento é realizado há cerca de sete anos e simboliza a relevância de preservar a memória e as conquistas do povo negro.
“Tornar o Dia da Consciência Negra um feriado nacional é uma vitória. É importante que a história não seja esquecida e que possamos juntos celebrar nossas conquistas e continuar lutando pela igualdade de direitos no Brasil”, afirmou.
O Dia da Consciência Negra é uma data dedicada a homenagear a história e a cultura afro-brasileira, além de reforçar a luta por um país mais justo e igualitário.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis