Assis receberá novos consultórios anexos às Unidades Básicas de Saúde do Município

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O projeto da FEMA foi anunciado em reunião sexta-feira, dia 03, na Câmara Municipal com a presença do presidente da casa e demais vereadores

A Fundação Educacional do Município de Assis, em parceria com a Prefeitura Municipal, dará início à construção de 40 novos consultórios anexos às Unidades Básicas de Saúde do Município. A iniciativa vem de encontro com as demandas acadêmicas da faculdade, em promover um espaço para que os alunos do curso de Medicina possam por em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, e a necessidade de atendimento da população.

Estiveram presentes na reunião que aconteceu na tarde do dia 03 de fevereiro, os representantes da FEMA: Arildo Almeida, Presidente do Conselho Curador da FEMA, o Diretor e Vice-Diretora da FEMA, Eduardo Vella e Elizete Mello (Dedé), esta última também Vereadora desta casa. A Câmara Municipal de Assis esteve representada pelo Presidente da Mesa Diretora, Valmir Dionizio, e pelos Vereadores Alexandre Cachorrão, Vinícius Simili, André Borracha, Bigode, Chico Panela, Nilson e Roque.

De acordo com Arildo Almeida, em cada uma das oito Unidades Básicas de Saúde que receberão o convênio, serão construídas cinco salas de atendimento, sendo quatro para o atendimento clínico geral e uma sala para os procedimentos ginecológicos. O projeto ainda prevê uma sala de apoio aos alunos e professores. “A estimativa é que esses consultórios estejam em funcionamento já em fevereiro de 2018. O atendimento não será separado da rotina das Unidades Básicas e contará com dois estudantes do 3º ano do curso de Medicina por consultório, sempre sob a supervisão de um professor”, explica. Os critérios de escolha para as novas instalações estão de acordo com as demandas de atendimento nos bairros e o espaço físico para abrigar o anexo.

Segundo o Presidente do Conselho, a ideia é a humanização do profissional da medicina, principal foco do curso da instituição. “O projeto da FEMA pretende despertar a sensibilidade social dos alunos dando-lhes a oportunidade de vivenciar o outro lado da medicina”, enfatiza Almeida.

Dentro do convênio estão previstos, também, cursos de capacitação para os funcionários e profissionais da saúde pública de Assis. A educação continuada será feita dentro da FEMA, contando com toda a sua infraestrutura das salas de aulas, dos laboratórios e dos equipamentos de alta qualidade.

O cronograma aprovado pelo Conselho Curador prevê o início das licitações já a partir de março. Todo o orçamento que será empregado na construção, para mobiliar os consultórios e para a compra de equipamentos é de responsabilidade da FEMA.

O Presidente da Câmara e os vereadores que participaram da reunião se mostraram bastante satisfeitos com a proposta, "um passo importante para aproximar a população com os futuros médicos e vice versa e, ainda, uma devolutiva da Faculdade para a sociedade assisense em forma de benefícios aos usuários das UBS", finalizou o presidente Valmir Dionizio.