Câmara de Assis cria a Comenda Municipal do Mérito Social Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13

A Comenda de Mérito Social é uma homenagem criada pela Câmara Municipal, por iniciativa de seu presidente, o vereador Sargento Valmir Dionizio, em que será concedida uma medalha e um diploma à pessoa física ou jurídica por seus trabalhos sociais, assistenciais, filantrópicos e beneméritos em prol da comunidade assisense e por sua dedicação às causas de interesse do município.

Aprovada na última Sessão Ordinária por unanimidade, a comenda leva o nome de Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez, ilustre filho dessa terra, reverenciando em vida a memória de um ícone assisense. Dentre os projetos os quais esteve à frente, destacam-se: a construção da Catedral de Assis, a Casa das Meninas “São Francisco de Assis”, o Seminário Diocesano, o Asilo “São Vicente de Paulo”, o Centro de Pastoral da Catedral de Assis e, por muitíssimos anos, a tesouraria e provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Assis. Diversas instituições governamentais e privadas existentes em Assis puderam contar com sua colaboração, seja na administração, na arrecadação de fundos, por meio dos leilões que sempre organizou, ou na sua simples presença que inspirava a todos.

A homenagem será feita anualmente na data de 10 de fevereiro, preferencialmente, por ocasião do aniversário natalício do patrono da Comenda. Excepcionalmente no ano de sua criação, será concedida a Comenda Municipal do Mérito Social ao Monsenhor Floriano, no mês seguinte da aprovação do Decreto, em Sessão Solene, o que deve acontecer em dezembro.

Os próximos homenageados da Comenda serão escolhidos por meio de uma lista contendo três nomes, elaborada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, que será encaminhada à Câmara Municipal para a votação dos vereadores.

Segundo Sargento Valmir: "A presente propositura tem como finalidade laurear cidadãos que, abnegadamente, desenvolvem junto à população assisense trabalho de elevado caráter social, assistencial, filantrópico ou benemérito, tendo se tornado merecedor desta distinção. Considerando a necessidade de reconhecimento público das ações meritórias, a história e a memória destas ações e das pessoas nelas envolvidas.", ressalta.