Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que inclui Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Burnout no Calendário Oficial
Foi aprovado durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira, 10 de maio, o Projeto de Lei que institui e inclui no Calendário Oficial do Município de Assis, a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional de autoria do Vereador Pastor Edinho, a ser realizada anualmente na semana do dia 15 de outubro.
A semana de que trata esta Lei será dedicada à realização de ações de prevenção e diagnóstico precoce da síndrome de Burnout, à promoção da saúde do trabalhador e à orientação sobre o acesso à atenção integral à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS - do Município.
“A síndrome de Burnout é resultante de uma forte tensão emocional oriunda de esgotamento físico e psicológico, capaz de gerar atitudes de insensibilidade em relação a outras pessoas e sentimentos inadequados quanto às tarefas a serem realizadas. A pessoa acometida pela síndrome de Burnout emite sinais como ceticismo, insensibilidade, despreocupação, desconforto, ansiedade, sentimento de divisão entre o que pode fazer e o que efetivamente consegue fazer a outras pessoas, episódios de insônia, fadiga, irritabilidade, inquietação, tristeza, desinteresse, apatia, angústia e, por vezes, tremores. Dessa forma, devemos trabalhar com campanhas preventivas, de conscientização para instruir pessoas a procurar ajuda, pois é uma situação muito séria”, explicou o Vereador Pastor Edinho.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis