Câmara Municipal de Assis adquire dispositivo de visão artificial

por Analli Venâncio última modificação 02/08/2024 16h21
A diretora geral da Casa de Leis, Daniela Bezson ao lado do diretor legislativo, Alisson Andrade no momento da entrega do óculos com inteligência artificial

ASSISTA A REPORTAGEM - CLIQUE AQUI

A Câmara Municipal de Assis investiu em um aparelho de alta tecnologia, que será utilizado pelo diretor legislativo, Alisson Andrade. O dispositivo desenvolvido por uma empresa israelense é direcionado para pessoas com deficiência visual. O diretor  fará um treinamento específico de manuseio do aparelho.

“Recebi a informação sobre a aquisição da Câmara desse aparelho de uma forma muito carinhosa, pois somente eu utilizarei o equipamento. Fiquei muito feliz, pois no trabalho isso me trará facilidade, vou conseguir ler documentos, pois até então tem algumas pessoas que me assessoram, portanto, com os óculos eu vou ter uma mais independência e poderei inclusive fazer maiores estudos sobre determinados assuntos que em livros conseguimos obter informações mais precisas”, afirmou Andrade.

Sobre o aparelho

Seu software é capaz de identificar comandos por gestos, que iniciam uma leitura, ao colocarmos um livro à nossa frente. Além disso, o software identifica, através de reconhecimento facial, as pessoas pré-cadastradas, dizendo o nome da pessoa à sua frente.
Ao levantar a mão esquerda como se estivéssemos olhando um relógio, o software entende que queremos saber as horas.
O dispositivo ainda consegue nos dizer a cor de cada objeto que tocamos. Tudo isso já em português.