Câmara Municipal de Assis instituiu há oito anos a "Semana de Conscientização sobre o Transtorno Bipolar”

A Câmara Municipal de Assis aprovou em 2017 uma lei que sequentemente foi sancionada pelo Poder Executivo a "Semana de Conscientização sobre o Transtorno Bipolar", a ser realizada anualmente na última semana de março.
A iniciativa foi apresentada pelo então vereador Eduardo de Camargo Neto, e aumentar a conscientização sobre o transtorno bipolar para que a partir daquele momento fosse amplamente divulgada nas redes públicas e privadas de ensino e saúde do município.
De acordo com a lei, o objetivo principal da semana é informar a população sobre o transtorno bipolar, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A programação da semana poderá incluir atividades como palestras, seminários e outras ações desenvolvidas com o intuito de alcançar a conscientização sobre a doença.
Durante a divulgação da lei, a TV Câmara entrevistou o psiquiatra Ricardo Beauchamp, que falou sobre o transtorno bipolar. Ele explicou que, em média, cerca de 2,5% da população mundial sofre com a condição.
"Dentre as dez principais causas de afastamento do trabalho ou dificuldades de convivência social está o transtorno bipolar. Ele é algo muito importante do ponto de vista de saúde pública e afeta profundamente a vida das pessoas que convivem com ele", afirmou Beauchamp.
O médico também esclareceu que existem diferentes tipos de transtorno bipolar, como o tipo 1, tipo 2 e a ciclotimia, e alertou que, muitas vezes, o que é confundido com transtorno bipolar são apenas mudanças repentinas de humor dentro da personalidade das pessoas.
Para assistir à reportagem completa, clique aqui.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis