Câmara participa da reativação do CONSEG em Assis

por Stéfani Cordeiro última modificação 27/01/2021 00h13

Após o anúncio de reativação no último dia 14 de novembro, a CONSEG de Assis, (Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança) realizou a primeira reunião nesta terça feira, 20 de novembro, às 09 horas, na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Cândido Mota, 48 na Vila Central.
A reunião foi conduzida pela Promotora de Justiça, Liliane Garcia Ferreira e contou com a presença do delegado Seccional de Polícia, Newton de Calasans Júnior, do Comandante da 1ª Cia do 32º BPM/I, Capitão Cruz, do vereador Sargento Valmir Dionizio, representando a Câmara Municipal e também de representantes da sociedade civil.
A nova diretoria do CONSEG Assis ficou composta da seguinte maneira: Presidente: Dra Liliane Garcia Ferreira, Vice: Reginaldo Aparecido Marcolino, 1º Secretário: Pedro Militino da Costa, 2º Secretário: Geraldo Antônio Miranda e Diretor Social: Maria Madalena de Camargo.
Os CONSEG’s são grupos de pessoas do mesmo município que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.
As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais, em Assis serão realizadas todas as terceiras terças feiras de cada mês, às 09 horas, na Casa dos Conselhos, sito à Rua Candido Mota, 48, junto à Secretaria Municipal de Saúde. A próxima reunião será mesmo local no dia 15 de janeiro de 2019, às 09 horas e todos os munícipes estão convidados a participar.
A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área (em Assis o Capitão Cruz, Comandante da 1ª Companhia e o Delegado de Polícia Titular da Seccional de Assis, Newton Calasans Junior).
Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEG’s
representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

Fonte e redação: Valmir Dionizio