Câmara recebe reunião sobre acessibilidade e mobilidade urbana

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O encontro ocorreu com representantes do Legislativo, do Poder Executivo, ACIA e GAPED

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 23, na Câmara Municipal de Assis, uma reunião para tratar sobre o assunto mobilidade urbana, com principal interesse na acessibilidade aos deficientes e às pessoas com mobilidade reduzida ao comércio assisense.

Para o encontro estiveram presentes o Presidente da Câmara, Valmir Dionizio, os Vereadores Vinicius Simili, Timba, Reinaldo Anacleto, Nilson Pavão, Bigode, Roque Vinicius, Chico Panela e André Borracha. A prefeitura foi representada por Paulo Matiolli, Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, o representante da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Assis) foi o Diretor do Comércio, Joseval Batista, e o Grupo de Apoio à Pessoa com Deficiência – GAPED teve como representantes o Secretário Josino Pereira Dutra Filho, e o Coordenador Marcos Antônio Monteiro.

A principal reivindicação gira em torno da acessibilidade às lojas do comércio local, principalmente em relação aos banheiros adaptados. “Com as melhorias todas as pessoas, sejam elas deficientes ou não, passarão a usufruir de um melhor atendimento nas lojas do comércio de Assis”, ressalta Josino Filho, secretário do GAPED.

De acordo com a ACIA, existem Leis Federais e Estaduais que garantem a acessibilidade a todos os locais públicos. A proposta feita pela Associação é de uma alteração, ou até mesmo uma nova lei municipal, que ajude a implantar as melhorias nas lojas já existentes e oriente na construção de novos estabelecimentos. “Queremos que a Câmara nos ajude, por meio de lei, a conscientizar e orientar os proprietários das lojas do comércio de Assis a cumprirem as normas vigentes das Leis Federal e Estadual, amparadas, também, por uma Lei Municipal que se adeque às questões da acessibilidade”, comenta o Diretor do Comércio, Joseval Batista.

O Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Paulo Mattioli, também falou do posicionamento da Prefeitura sobre o assunto. “Consideramos muito importante para o município as adequações à legislação municipal condizente à acessibilidade de imóveis comerciais em Assis, respeitando àqueles que dela necessita”, enfatiza o Secretário.

O Presidente da Câmara, Valmir Dionizio, esclarece sobre quais os procedimentos que serão adotados pelos vereadores. “Caberá a nós do Legislativo decidir o melhor encaminhamento, se uma alteração na Lei já existente, ou a elaboração de um novo projeto de Lei, que contemple todas as reivindicações”, explica o presidente.