Câmara recebe secretário de Obras que esclarece falta de estrutura para assumir os serviços de água e esgoto

por ouvidoria — última modificação 27/01/2021 00h12
Superintendente e gerente regional da Sabesp devem se reunir ainda esta semana com os vereadores que querem saber se a contrapartida de R$ 46 milhões, negociada anteriormente, continua na proposta de renovação ainda este ano.

Depois de ser convocado pela mesa diretora da Câmara Municipal de Assis, a pedido do vereador José Fernandes (PT), o secretário de Planejamento e Obras, Toco Buchi, se fez presente na sessão ordinária dessa segunda-feira e esclareceu aos vereadores que a Prefeitura atualmente não possui infraestrutura suficiente para assumir os serviços de água e esgoto do município.

O secretário apresentou as atuais condições em que a Secretaria trabalha tanto com maquinários quanto quadro de funcionários. E ainda fez um relatório prévio de tudo que seria necessário adquirir entre máquinas, caminhões, carros, etc para iniciar um trabalho, o que desembolsaria dos cofres públicos cerca de R$ 3 milhões, fora as contratações de pessoal qualificado. “A Prefeitura não possui condições nem estruturais e nem financeiras para assumir estes serviços”, declarou Buchi.

Outra apreensão do secretário é de que em caso do município assumir esta responsabilidade e não conseguir suprir uma catástrofe, por exemplo, quando ocorrem fortes chuvas. “Sabemos que a Sabesp tem estrutura financeira para acudir no caso de uma necessidade e o município será que tem? Não sabemos o que pode acontecer no futuro, por isso essa minha preocupação não só como secretário, mas como cidadão”, indagou.

Foi levantada ainda a possibilidade de o município ter que pagar uma multa no caso de rompimento do contrato estimada em R$ 160 milhões. Buchi estava portando cópia de uma reportagem de Presidente Prudente em que a Sabesp entrou na justiça contra a Prefeitura para ser ressarcida de tudo que foi investido naquela cidade nos últimos anos. “Este é outro fator preocupante”, argumentou o secretário.

O presidente da Câmara, Célio Diniz (PTB), disse que manteve contato com o gerente divisional da Sabesp, José Roberto Bezson, para agendar uma reunião ainda essa semana entre os vereadores e a diretoria da Companhia e definir se a contrapartida de R$ 46 milhões será mantida. “Esta proposta foi feita até 31 de dezembro de 2011 e o contrato não foi renovado. Resta saber se a Sabesp manterá o mesmo valor este ano”, lembrou.

Projetos – Foram aprovados sete projetos do Executivo e a redação final do Projeto de Resolução de autoria do vereador Alexandre Vencio que cria a Comissão da Juventude, do Idoso e das Pessoas com Deficiência.

Dos sete projetos, seis autorizam a celebração de convênio com entidades do município, como Flora Vale, Associação Filantrópica Nosso Lar, Associação Beneficente de Assis, Casa da Criança ‘Dom Antonio José dos Santos’ e Casa da Menina “São Francisco de Assis”. O último projeto aprovado na noite de segunda-feira foi abertura de crédito adicional especial destinado a Anima.

Requerimentos, indicações e moções podem ser acessadas pelo www.camaraassis.sp.gov.br A próxima sessão da Câmara será realizada na quarta-feira, 22 de fevereiro, a partir das 19 horas, em virtude do ponto facultativo de Carnaval.

Assessoria Câmara