Câmara reúne membros da Coocassis para esclarecer denúncias feitas por vereador

por ouvidoria — última modificação 27/01/2021 00h12
Além dos membros da Coocassis e dos vereadores, participaram a secretária de Meio Ambiente e os professores da Unesp que assessoram o projeto há quase 10 anos.

A pedido da própria Coocassis – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Assis, o presidente da Câmara Municipal de Assis, Célio Diniz (PTB) reuniu na manhã desta terça-feira os membros da Cooperativa, os vereadores José Fernandes (PT) e João da Silva Filho – Timba (DEM), a secretária municipal de Meio Ambiente, Nilza Ferreira da Silva e os professores da Unesp, vice-diretora Ana Maria Carvalho e Carlos Ladeia, que assessoram o projeto há quase 10 anos. Os demais vereadores foram convidados, mas não puderam comparecer.

O objetivo da reunião foi esclarecer as denúncias feitas pelo vereador Timba no ano passado contra a Coocassis. Na ocasião, o vereador apresentou, durante a sessão, um vídeo contendo imagens dos catadores durante o trabalho de triagem dos materiais recicláveis na esteira, em que mostrava os trabalhadores sem o uso de máscara de EPI – Equipamento de Proteção Individual.

A partir daí, o vereador protocolou as denúncias no Ministério Público Estadual e no Ministério do Trabalho, alegando que recebeu reclamações de ex-catadores que saem da cooperativa sem direitos trabalhistas e com doenças transmitidas pelo lixo. “Nesta reunião ouvi atentamente todas as colocações sobre o projeto que é muito bom, mas meu questionamento é sobre a situação dessas pessoas que trabalham nestas condições e ganham pouco mais que um salário mínimo”, insistiu Timba.

Para Ana Maria Carvalho esta foi uma grande oportunidade de esclarecimentos, mas lamentou que as dificuldades enfrentadas pela Coocassis tenham sido tratadas desta forma pelo vereador. “Poderíamos ter dialogado anteriormente sobre os benefícios que a cooperativa traz para a cidade e para seus cooperados, afinal nestes anos todos foram muitos ganhos e conquistas que tivemos, inclusive com apoio da Câmara”.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Nilza Ferreira da Silva, acredita que esta reunião foi importante para que ambas as partes fossem ouvidas, porém disse ser uma lástima o assunto ter sido colocado fora do contexto e de uma forma diferenciada para quem está de fora. “A Secretaria faz parte deste projeto maravilhoso e gerencia os recursos públicos destinados a Coocassis; tem mostrado de maneira clara e transparente este trabalho. Estamos aqui para isso, para prestar contas e responder as dúvidas do vereador”, ressaltou.

Assessoria Câmara