Camarguinho e Binato alertam sobre a grande demanda por cirurgias gerada pelo AME
O vereador Camarguinho, em conjunto com o vereador Carlos Binato, na Sessão Ordinária dessa segunda-feira, dia 03, levantou a questão da demanda reprimida por cirurgias no município, principalmente aquelas que são geradas no Ambulatório Médico de Especialidades – AME, cuja falta de centros cirúrgicos na cidade têm dificultado a realização dos procedimentos em Assis.
Camarguinho falou na tribuna de uma possível reestruturação do Hospital Regional de Assis para abrigar essas cirurgias, já que a unidade foi descredenciada no serviço de oncologia, podendo, assim, efetuar os procedimentos atrasados que chegam a, aproximadamente, três mil cirurgias.
O vereador lembrou, ainda, que as indicações cirúrgicas não partem somente do AME, mas que são geradas também pelo município. Contudo, a rede municipal de saúde mantém um convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Assis para realizar os procedimentos.
Segundo Camarguinho, na época de construção do AME em Assis, foram feitos dois centros cirúrgicos com condições de efetuar pequenos e médios procedimentos. Os vereadores sugerem, então, a implantação do AME Mais, com hospital dia, e que necessita apenas de uma autorização do Estado, para que a unidade de Assis faça as adequações e inicie os trabalhos cirúrgicos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis