Camarguinho reforça a importância da Prevenção ao Suicídio

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
O vereador é autor da Campanha que institui o “Setembro Amarelo” no município

Há algumas sessões, foi aprovado o projeto de autoria do vereador Camarguinho que instituiu no Calendário Oficial do Município a Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio “Setembro Amarelo”, que pretende mobilizar a comunidade a respeito do tema, tendo em vista que o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A exemplo de outros países, a proposta visa elaborar um cronograma de ações com fóruns de debates, palestras, seminários, distribuição de material informativo, como forma de conscientizar a população frente ao crescimento dos índices de transtornos psiquiátricos, como a depressão, que desencadeiam o suicídio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de suicídios no mundo subiu 60% nas últimas cinco décadas.

E as estatísticas mostram que esse problema atinge toda a população, independentemente de classe social ou escolaridade, e tem começado cada vez mais cedo. “Eu questionei algumas pessoas que entendem do assunto para saber se existe uma faixa etária e fui informado que não. Os casos de suicídio ocorrem em crianças de 10, 12 anos e adolescentes e isso faz com que fiquemos bastante preocupados, pois já temos um índice grande de suicídio em adultos e isso agora vem atingir os jovens que têm todo um futuro pela frente”, ressalta Camarguinho.

No Brasil, é registrado um suicídio por hora, conforme o Mapa da Violência de 2011, do Instituto Sangari. O aumento foi tão considerável que o Ministério da Saúde definiu o suicídio como problema de saúde pública.

A Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio “Setembro Amarelo” propõe à Prefeitura, ainda, firmar parcerias com entidades de classes, universidades, organizações não-governamentais e outras instituições públicas visando a promoção da temática em vários locais, disseminando as ações com o objetivo de conscientizar toda a população assisense.