Carlinhos Zé Gotinha, homenageia Valdomiro Minatti, “sua humildade cativava as pessoas”

por Analli Venâncio última modificação 19/01/2023 11h13

No plenário o vereador Carlinhos Zé Gotinha, documentou a homenagem a Valdemiro Minatti, personalidade que por quase cem anos morou na cidade de Assis.

Sendo assim, com base na Lei Orgânica do Município a Estrada Rural ASS 040, localizada na Água do Freire, passa a denominar-se Estrada Rural ASS 040 Valdomiro Minatti.

Autor da indicação, Carlinhos Zé Gotinha disse que a homenagem é uma forma de eternizar o homem íntegro, humilde e educado.

“Minatti era apaixonado pelas coisas simples, amava os animais, tratava bem as pessoas e sua humildade cativava a todos. O amor por Assis, o tornou grande e querido por quem o conhecia, sua partida nos deixou saudades e esta é forma de lembrar como nossa cidade tem a sorte de ser agraciada por pessoas fantásticas e memoráveis”,

Conheça Valdomiro Minatti

Valdemiro Minatti nasceu em 17 de julho de 1911, na cidade de Orleans, no Estado de Santa Catarina, vindo para Assis com seus pais aos 2 anos de idade. Seu pai, Vicente Minatti, foi o primeiro ferreiro fabricante de foice, machado, enxadas, facas e ferraduras para cavalos de toda região. A família também possui na cidade uma fábrica de carroças e carros de boi. Casado com a Senhora Aldina Henrique da Mata, com quem teve 7 (sete) filhos: Neuza, Nelson, Maria, Odair, Neide, Gilberto e Vicentina, também 14 (quatorze) netos. Valdemiro constituiu sua família residindo em sua propriedade, Sítio Santa Rosa, localizada na Água do Freire, onde nasceram todos os seus filhos. A propriedade é muito conhecida na região por ser local de pouso de grandes boiadas, vindas do Mato Grosso do Sul, que na época ainda eram transportadas tocadas por boiadeiros. Sem muito estudo, Valdemiro, um homem correto, temente a Deus, não gostava de supérfluo e nem de falar mal dos outros. Teve em sua longa vida como lema o trabalho, a honra e a honestidade. Apaixonado por seus animais, nunca gostou de automóveis. Era muito conhecido na cidade por se locomover com seus belos cavalos e suas charretes, hábitos estes que perduraram praticamente até o fim de sua vida. Valdemiro ainda teve a honra de ser homenageado pela escritora Neide Gonçalves Teixeira em seu livro lançado no ano de 2005: “Gente Nossa”, onde teve sua história de vida relatada de forma muito respeitosa e carinhosa. Foi um grande homem, criou seus filhos com sua esposa em seu sítio, sempre tendo como atividade principal a compra e venda e criação de animais. Ficou viúvo cedo, ainda na década de 1970, permanecendo assim até o fim de sua vida. Gostava de tocar gaita e às vezes se arriscava nos toques em seu berrante para alegrar seus familiares e amigos. Atualmente, nesta mesma propriedade, reside seu filho Nelson Minatti, onde permanece com o legado do pai na criação de gado leiteiro, local este que ainda permanece em pé a velha casa onde Valdemiro viveu e criou todos os seus filhos.

Valdemiro Minatti faleceu no dia 30 de junho de 2011, apenas um mês antes de completar seu centenário. Foi sepultado no dia 1º de julho, dia do aniversário de nossa cidade, deixando uma grande saudade no coração de seus familiares, amigos e de todas as pessoas que tiveram o privilégio de com ele conviver em sua longa jornada.

Imagem: Estrada Rural ASS 040 Valdomiro Minatti