Célio Diniz comenta sobre o grande número de multas aplicadas em Assis, sobre a revolta da população e pede mudanças na forma de fiscalização

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
Os dados foram repassados oficialmente em resposta ao requerimento do vereador

O vereador Célio Diniz no uso da tribuna na última Sessão Ordinária, do dia 03, comentou sobre o aumento do número de multas de trânsito que foram aplicadas no município nos últimos meses. O levantamento foi feito pelo próprio Departamento de Trânsito de Assis, em resposta ao requerimento nº 366/2017, de autoria dos vereadores Alexandre Cachorrão e Célio Diniz.

Célio foi procurado por diversos munícipes, assim como outros vereadores da casa, que estão reclamando pelo grande índice de autuações em Assis. Segundo eles, trata-se de multas absurdas e sem qualquer fundamento e que se instalou uma fábrica de multas em nossa cidade. “Acredito que inicialmente deveria haver uma grande campanha educativa em nossa cidade, porque diante da crise e da difícil situação financeira que todos passamos, a multa mais baixa ainda compromete e pesa no orçamento de qualquer pessoa. Primeiramente, deveria se priorizar a parte da educação preventiva que a punitiva”, diz.

Segundo a resposta recebida, de janeiro a maio desse ano foram aplicadas mais de sete mil multas em Assis divididas da seguinte forma: em janeiro, as multas aplicadas pelos agentes foram 415 e pela Polícia Militar 86, num total arrecadado de R$ 83.466,98 reais; em fevereiro, o número foi de 461 multas aplicadas pelos agentes e 103 pela PM, totalizando R$ 111.634,53 reais arrecadados; em março, os agentes aplicaram 646 multas contra 229 multas aplicadas pela PM, arrecadando o valor de R$ 188.449,34 reais; em abril, o número de multas subiu para 1.559 aplicadas pelos agentes e 311 aplicadas pela PM, com a quantia de R$ 384.906,94 reais arrecadados; e em maio, o número de multas saltou para 3.022 aplicadas pelos agentes e 288 pela PM, num total arrecadado de R$ 696.399,21 reais, que ao final soma-se quase um milhão e quatrocentos mil reais em cinco meses.

“Ficamos assustados com a quantidade de multas aplicadas, principalmente no mês de maio. Embora isso seja uma responsabilidade da Prefeitura que é quem aplica as infrações com a Polícia Militar e não da Câmara, estamos cobrando do Departamento de Trânsito um caminho menos punitivo à população e mais educativo, o primeiro passo é uma reunião com o Chefe do Departamento Leonardo Godoi que acontecerá na Câmara Municipal nesta sexta feira dia 07 de julho e esperamos que a forma de fiscalização do trânsito seja mudada sem onerar nossa população. Após essa reunião, outras medidas também serão tomadas pela Câmara na resolução do caso”, informa Célio Diniz.