Cinema brasileiro: curta-metragem "Cidade by Motoboy", filmado em Assis recebe moção de aplausos da Câmara Municipal
O vereador Fernando Sirchia (PDT), homenageou por meio de uma MOÇÃO DE APAUSOS Nº 1004/2024, a produtora cultural e diretora de cinema Mariana Vita, pela premiação de Melhor Filme - Júri Popular no III Curta Velho Oeste, evento que ocorreu em outubro no Cine Piracaia.
"Essa representação local no cinema é essencial para fortalecer nossa identidade cultural e dar visibilidade às histórias que surgem de nossos próprios bairros e cidades. Cada produção que reflete nossa realidade contribui para enriquecer o imaginário cultural regional e nacional, validando as vivências e as lutas das comunidades que, muitas vezes, permanecem invisíveis nas grandes produções. “Cidade by Motoboy” é um exemplo inspirador de como o cinema pode ser um espelho para nossas vidas, destacando a resiliência e as conquistas de profissionais comuns, mas que, sob a lente de Mariana Vita, ganham a visibilidade e o reconhecimento que merecem", ressaltou Sirchia.
Sobre o curta-metragem “Cidade by Motoboy”
O curta acompanha a noite de trabalho de um entregador de aplicativo que circula da periferia aos grandes condomínios, encara situações estressantes e se arrisca num mercado de trabalho marcado pela precarização. Entre os pontos da cidade que aparecem no filme e vem circulando pelas salas de cinema estão a Estação e Terminal Rodoviário Central, a Barraca da Baiana, na Travessa Sorocabana, a Feira da Lua, ao lado do Mercadão Municipal, a Avenida Dom Antônio, Avenida Rui Barbosa e ruas do bairro Santa Clara.
A equipe técnica do filme foi formada por profissionais do interior paulista, das cidades de Assis, Bauru e Rio Claro; em sua maioria, mulheres. O filme foi realizado pela Estúdio 2B, da produtora bauruense Liene Saddi, por meio do Programa de Ação Cultural - ProAC, do Governo do Estado de São Paulo, e conta com apoio da Casa di Conti.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis