Comissão da Cidadania se reúne com a rede municipal de saúde

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
O objetivo do encontro foi buscar estratégias para melhorar o atendimento aos usuários
Comissão da Cidadania se reúne com a rede municipal de saúde

A Comissão da Cidadania, composta pela vereadora professora Dedé (presidente), e dos vereadores Célio Diniz e André Borracha, juntamente com os vereadores Reinaldo da CREMOS, Chico Panela e Gordinho da farmácia, se reuniram na manhã desta quarta-feira, dia 21, com os coordenadores da rede municipal da saúde de Assis para tratar sobre o atendimento aos usuários do SUS nos seus diversos segmentos: rede de urgência e emergência, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF).

Estiveram presentes na reunião, também, o secretário da Saúde, Fabiano Morelli, e membros do Conselho Municipal da Saúde.

Após a exposição da situação dos atendimentos na rede municipal da saúde, o grupo discutiu, entre outros assuntos, estratégias para que a comunidade conheça e entenda o funcionamento da saúde pública em Assis. Eles enfatizaram a importância de se trabalhar melhor no diagnóstico do paciente para que não ocorra um aumento desnecessário na demanda por exames, por exemplo, ocasionando atrasos na realização desses procedimentos.

Também, a coordenadora geral das UBS, Josiane Batista, defendeu mais investimentos na manutenção das unidades básica de saúde e no trabalho de atenção básica junto à comunidade. Maria do Carmo Paes F. Coelho, coordenadora geral da ESF, frisou, ainda, o trabalho preventivo com o intuito de levar saúde às casas dos assisenses.

Todos os participantes foram unânimes em ressaltar a importância de um trabalho educativo junto à população, com o intuito de levar a informação aos pacientes para que possam procurar corretamente o atendimento necessário. “É fundamental que as pessoas saibam onde procurar por atendimento. Com a população bem informada, diminuirá os casos de insatisfação dos serviços prestados”, diz Fabiano Morelli.

Os profissionais da saúde também pediram a volta de um assistente social dentro da UPA para fazer a ponte entre os pacientes de urgências menores às unidades de saúde correspondentes no encaminhamento para consultas.

Diante do exposto, ficou agendada para o dia 15 de julho uma segunda reunião, agora envolvendo também o Ministério Público, o Hospital Regional de Assis, a Santa Casa de Misericórdia, as universidades e faculdades de Assis, demais autoridades e a população para elaborar um plano de ação visando melhorias à saúde pública assisense.

“O objetivo, sobretudo, é melhorar a prestação do serviço na saúde pública, tentar entender a política do atendimento, o fluxograma, como essa rede funciona para que, de fato, as demandas sejam destinadas às unidades competentes”, explica a vereadora Dedé.