Comissão de Assuntos Relevantes recomenda auditoria

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
o Vereador Timba apresentou o resultado da pesquisa e concluiu pela auditoria nas contas anterior

O vereador João da Silva Filho Timba, DEM, Presidente da Comissão de Assuntos Relevantes que apurou a área financeira do município na administração anterior, usou a tribuna da Câmara para se dirigir à sociedade assisense e falar da sensação de dever cumprido e da certeza de que, juntamente com os demais vereadores que compuseram a comissão, se obteve um resultado expressivo, que está compilado no relatório que ficou a cargo do vereador Claudecir Rodrigues Martins.

Segundo Timba, dentro das possibilidades e do atendimento que o Poder Executivo dispensou à Comissão, os vereadores avançaram e perceberam vários equívocos do governo passado que geraram diversos problemas financeiros, culminando com a divida que esta administração herdou. O ponto negativo, também ressaltado no discurso do vereador, ficou por conta da verdadeira obstrução que a Secretária da Educação impôs aos trabalhos da Comissão. Não entregou os documentos solicitados, por varias vezes e nem se justificou , causando inclusive, um embaraço para o senhor Prefeito, como bem ressaltou o relatório elaborado pelo vereador Claudecir Rodrigues.

Os trabalhos caminharam muito bem e os vereadores puderam constatar que, na transferência de governo, a administração anterior não cumpriu o que determina o art. 100 da lei Orgânica, que obriga o governo que se finda a deixar um relatório pormenorizado da situação administrativa e financeira. “O documento a que tivemos acesso não é detalhado como manda a lei, e não citam diversos dados de relevância extrema, como os restos a pagar e dívidas não quitadas. Não fala da situação dos servidores, tudo como abrange o art. 100. Percebemos que foi feito apenas um documento para dar uma aparência de cumprimento da lei e para demonstrar uma situação financeira irreal, o que, de acordo com o depoimento do senhor Secretario da Fazenda, vem dificultando, e muito, o trabalho da nova gestão”, destacou Timba.

“Todos os documentos que analisamos e todas as testemunhas que ouvimos, falaram em débitos, todavia esses débitos não foram mencionados, descumprindo a lei Orgânica”, finaliza o vereador.

O grupo de vereadores concluiu em seu relatório que  o dinheiro do município foi mal gasto, o que deu origem a um grande endividamento, não somente com o Assisprev, como também para com fornecedores que, inclusive, têm se negado a fornecer para o município por conta de créditos não pagos. Além do endividamento, as condições dos imóveis e da frota são precárias. Por essas conclusões, a Comissão aprovou o relatório final.  

Agora, por meio do Presidente da Comissão,  vereador Timba, serão enviadas cópias do processo acompanhado do relatório para o poder Executivo, com a recomendação de abertura de auditoria financeira e administrativa para se aferir a extensão do prejuízo financeiro deixado pela administração anterior e identificar e  punir os responsáveis, e tomar medidas de recuperação financeira. Também orienta que o poder Executivo, apure a responsabilidade no desrespeito a Casa de leis por parte de agentes públicos no âmbito da Secretaria Municipal da Educação, além de envio dos autos ao Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.

 

Durante o uso da tribuna Timba agradeceu os colaboradores da Câmara pelo apoio e serviços prestados. Compuseram a Comissão os vereadores: João da Silva Filho - presidente, Claudecir Rodrigues – relator, Cristiano Santili e José Luiz Garcia como membros.