Comissão de Constituição e Justiça da Câmara se reúne com agentes culturais

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
O motivo da reunião foi discutir a proposta da junção entre FAC e Autarquia Municipal de Esportes em uma só secretaria

Os membros da Comissão de Constituição e Justiça, os vereadores Roque Vinícius (presidente), Alexandre Cachorrão, Bigode e Vinícius Simili, mais a vereadora Dedé e o vereador André Borracha, ambos da Comissão de Cidadania, participaram de uma reunião nessa quinta-feira, dia 08, com os agentes culturais de Assis, funcionários da FAC e artistas locais para discutirem a proposta de união entre a Fundação Assisense de Cultura e Autarquia de Esportes em uma só secretaria, conforme projeto de reforma administrativa encaminhado à Câmara pelo executivo.

O objetivo dessa reunião foi acolher as alternativas dadas pelos agentes que estão diretamente envolvidos com a cultura do município, já que a comissão está analisando o projeto enviado pela prefeitura municipal.

De acordo com os participantes, Assis deixou de pensar políticas públicas à cultura nas últimas gestões municipais, refletindo diretamente na administração da FAC. Eles afirmam que o projeto de reforma administrativa não contempla as ações planejadas na possível criação da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, e alegam engessamento no orçamento para investir em novas atividades e planos culturais.

Os agentes culturais ouvidos defendem a manutenção da FAC, o fortalecimento do Conselho Curador da instituição, a criação de um Conselho Municipal de Cultura, e a contratação de um corpo técnico especializado para buscar recursos provenientes de editais de fomento à cultura.

Os vereadores acolheram com atenção todas as propostas sugeridas pelo grupo e se comprometeram a elaborar requerimentos aos departamentos envolvidos na reforma administrativa com o intuito de buscar mais informações que os auxiliem na avaliação do projeto.

Outras reuniões da Comissão de Constituição e Justiça acontecerão sobre o assunto, em que serão ouvidos os representantes do esporte municipal e Autarquia, e, também, do poder executivo.