Comissão do Meio Ambiente da Câmara continua com a fiscalização em Assis
A Comissão Permanente do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Assis, composta pelos vereadores João da Silva Filho, Timba – DEM (presidente), Chico Panela – PSD (vice-presidente) e Nilson Pavão – PMDB (secretário) esteve numa visita de fiscalização ao depósito de resíduos sólidos de Assis, aos fundos do aterro de inertes, no Distrito Industrial, na tarde dessa terça-feira, dia 04. Esse trabalho está sendo realizado com o objetivo de identificar as irregularidades ambientais que, posteriormente, serão repassadas ao poder executivo para as providências necessárias.
O problema do lixo acumulado no local de transbordo é uma situação que a Prefeitura, desde o início do ano, vem tentando solucionar. Na visita, a comissão verificou que o acúmulo, hoje, não existe, e que os resíduos sólidos estão abrigados em local coberto. “Percebemos que todo aquele lixo que ficava amontoado aqui se foi. Praticamente 80% da área já estão limpos, o que é muito bom ao município”, relata Timba.
Os resíduos sólidos são recolhidos diariamente pelos caminhões da Prefeitura e são depositados aos fundos do aterro de inertes para, em seguida, serem transportados ao aterro sanitário de Quatá. “O que não pode acontecer é o lixão a céu aberto. Esses resíduos só podem ficar aqui, no máximo, por 30 dias”, alerta o presidente da comissão.
Contudo, os focos de incêndio que foram constatados na visita anterior nos arredores do aterro de inertes em galhos de árvores, restos de madeira e móveis velhos, ainda persiste. Mas, com um agravante, esses materiais também estão sendo jogados na beira das ruas do Distrito Industrial.
No final da Rua das Castanheiras, por exemplo, a cerca de 200 metros do local destinado ao depósito desse tipo de material, o lixo toma conta de praticamente toda a via, dificultando, inclusive, a passagem de veículos pelo local. “Essa situação é de responsabilidade da Prefeitura. O poder executivo precisa intensificar a fiscalização no local e deixar o caminhão pipa disponível ali para apagar os focos de incêndio que comprometem o meio ambiente e a saúde da população assisense”, ressalta o vereador Timba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis