Comissão do Meio Ambiente da Câmara se reúne com Secretário de Obras

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O tema tratado foi o transporte do lixo que se acumulou no transbordo municipal

Em reunião na Câmara Municipal entre a Comissão do Meio Ambiente, Infraestrutura e Desenvolvimento e o Secretário de Obras, Clóvis Marcelino, ocorrida hoje pela manhã, dia 27, foi-se discutido, entre outros assuntos, o transporte do lixo que se acumulou no local do transbordo municipal. O projeto que destina o valor de R$ 500 mil reais para a compra de duas carretas caçamba e um cavalo mecânico, como medida a ser adotada pela Prefeitura para minimizar o problema, será votado na Sessão Ordinária desta noite.

O secretário explicou aos vereadores presentes que a iniciativa (aquisição do maquinário) visa dar maior liberdade à Prefeitura Municipal que passará a fazer o transporte diário dos resíduos sólidos do município (cerca de 60 toneladas por dia) ao aterro sanitário licenciado. O serviço, que deveria ser realizado pela empresa detentora do contrato licitatório, é terceirizado, elevando os custos aos cofres públicos.

Com o transporte sendo realizado de forma direta pelo Poder Executivo, haveria uma economia no valor que hoje se gasta para fazer o trabalho. Com isso, de acordo com o Secretário, aos poucos o lixo acumulado seria levado ao aterro e a Prefeitura teria mais autonomia do serviço e equipamentos novos ao seu patrimônio.

Por outro lado, o Presidente da Comissão, vereador Timba, se mostrou apreensivo a essa medida, pois ele entende que é necessário um local apropriado para o transbordo municipal, uma vez que a Prefeitura já foi multada pela Cetesb em R$ 50 mil reais, pelo uso indevido do lugar onde hoje está funcionando o transbordo. “Eu defendo que se use o dinheiro para adequar uma área de propriedade municipal de cinco alqueires, localizada na Água da Fortuna, para fazer o transbordo dentro das normas técnicas exigidas, porque entendemos que acabado o problema do lixo acumulado e o fechamento do transbordo, onde será feito o serviço no futuro?”, questiona Timba.

Para o vereador, que já realizou visitas técnicas em outros municípios que fazem o gerenciamento sustentável do lixo, a Prefeitura poderia aproveitar de maneira rentável os resíduos sólidos gerados na cidade, mesmo enviando o lixo em um aterro sanitário credenciado. “Esses projetos deveriam passar por um amplo debate antes de virem à votação aqui na Câmara. Dessa maneira, a criação de um Plano de Resíduos Sólidos, que norteará as ações da Prefeitura, se faz necessário”, defende Timba

O projeto nº 14/2017, que foi adiado por duas sessões, destinando o repasse de R$ 500 mil reais para fins de aquisição de duas carretas caçamba e um cavalo mecânico para o transporte do lixo voltará a ser debatido e votado na Sessão Ordinária de hoje.

Estiveram presentes na reunião, além do Presidente da Comissão, o vereador Timba, e o Secretário Municipal Clóvis Marcelino, o Vice-presidente e o membro da Comissão, o vereador Chico Panela e o vereador Nilson Pavão e os vereadores Carlos Binato, Reinaldo da CREMOS e Alexandre Cachorrão.