Conselho Municipal de Saúde toma posse em Assis

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h11
O vereador Sargento Valmir participou do evento

Com a participação do Prefeito Municipal de Assis, Ricardo Pinheiro Santana e do Vice Presidente da Câmara Municipal de Assis Vereador Valmir Dionizio, foram empossados nesta quarta-feira (17), os novos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde de Assis, gestão 2015/2017.

Fizeram uso da palavra o prefeito e o vereador Sargento Valmir, o Assessor Técnico da Secretaria da Saúde, Almir Martines Moreno e a ex presidente Rosangela Modesto Cardoso, sendo que todos foram unânimes em destacar o trabalho dos conselheiros anteriores e desejando sucesso aos novos conselheiros que foram empossados.

O Conselho Municipal da Saúde é o órgão colegiado que atua, em caráter permanente e deliberativo, na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive no que tange aos aspectos econômicos e financeiros. E tem como características: É criado por Lei Municipal, possui Regimento Interno; Dispõe de recursos organizacionais, humanos, logísticos de informações e financeiros; Realiza reuniões mensalmente, abertas ao público; Receber trimestralmente a prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde feita pelo gestor municipal da saúde; Aprova o Plano Municipal de Saúde e Relatório de Gestão e deve principalmente conhecer as necessidades da comunidade, do município, a fim de garantir a resolubilidade das ações.

Fazem parte do novo Conselho 28 conselheiros titulares e 28 suplentes, divididos em 25% trabalhadores da saúde, 25% gestores e 50% de usuários. A existência de um conselho de saúde é muito importante para que a administração municipal tenha conhecimento das necessidades públicas de saúde através de pessoas que convivam com essa realidade. O Conselho de Saúde tem um papel respeitável e essencial na discussão e auxílio das políticas públicas da saúde.

No mesmo dia foram escolhidos os novos representantes da Comissão Executiva, que por votação ficou formada por: Cátia Auxiliadora Ribeiro - Presidente, Dirce Zeferino Alves - Vice Presidente e Célia de Carvalho Ferreira Penço - Primeira Secretária.(19/06/2015)