Desenvolvendo habilidades: Xadrez atrai cada vez mais jovens alunos assisenses

por Analli Venâncio última modificação 30/07/2024 10h38

ASSISTA A REPORTAGEM COMPLETA - CLIQUE AQUI

A equipe de Xadrez de Assis vem apresentando bons resultados nas competições, a última participação da turma ocorreu na cidade de Tupã, durante os Jogos Regionais. O time masculino conquistou o bicampeonato e a equipe feminina consagrou-se como tetracampeã.

Para o competidor da equipe assisense João Eduardo Ribeiro, a modalidade é um pouco difícil.

“É como qualquer esporte, no início você aprende, mas para conseguir estar entre os melhores é preciso treinar, mesmo sendo diferente dos demais esportes físicos, nosso grau de concentração é extremo”, comentou.

As aulas de xadrez seguem no cronograma de atividades da Secretaria Municipal de Esportes, atraindo cada vez mais alunos.

“Aos seis anos, quando eu ainda estudava na escola municipal Angélica Amorim, lembro-me quando entraram na sala perguntando se alguém tinha interesse em aprender xadrez. No dia seguinte, conversei com a minha mãe, perguntei o que era xadrez, foi então que ela disse para eu participar das aulas e foi assim que comecei a me interessar”, disse o aluno ítalo Canassa, integrante da equipe.

A professora da modalidade, Cristiane Meira, há anos trabalha nas escolas municipais apresentando o que ela denomina como “A arte do xadrez”.

“Trata-se de uma parceria entre as Secretarias de Esporte e Educação, trazemos os alunos que se destacaram, onde descobrimos talentos e futuros campeões”, enfatizou a professora.