Dicas do Procon de Assis para economizar na compra do material escolar
Com a chegada de janeiro, pais e responsáveis já enfrentam o desafio de organizar a compra do material escolar. A recomendação do Procon para quem quer economizar é simples: pesquisar, pesquisar e pesquisar. Segundo o órgão, essa é a chave para encontrar os melhores preços e garantir boas compras.
As papelarias, como a da cidade, já estão acostumadas com o aumento do movimento nessa época do ano. Para melhorar o atendimento e não perder vendas, muitos estabelecimentos fazem cotações conforme a solicitação dos clientes, oferecendo opções que atendem melhor às necessidades e orçamentos.
Outra dica importante do Procon para economizar é a compra em grupo. Ao juntar várias pessoas, é possível obter descontos e condições mais vantajosas nas lojas.
"Hoje, temos diversas opções de compras no atacado, onde é possível adquirir grandes quantidades ou caixas fechadas, geralmente com preços bem mais vantajosos do que os do varejo. Com a popularização dos grupos de WhatsApp, basta se organizar com outros pais para garantir uma boa economia", afirmou Daniela Batista, diretora do Procon de Assis.
O Procon também alerta para a lista de material escolar enviada pelas escolas. Itens de uso coletivo, como papel higiênico ou materiais de limpeza, não podem ser solicitados aos pais e responsáveis, conforme as normas de defesa do consumidor.
"Produtos de uso coletivo, como detergente e papel higiênico, devem ser arcados pela escola, independentemente de ser particular ou pública, pois essa é uma regra que se aplica a todas as instituições. Além disso, a escola não pode exigir que o material seja comprado em uma loja, site ou marca específica. A instituição pode apenas indicar o tipo de material que o aluno precisará ao longo do ano", esclareceu a diretora.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis