Diretora do Procon de Assis explica o “Mutirão Renegocia”

por Analli Venâncio última modificação 01/08/2023 12h24

O “Mutirão Renegocia”, tem como objetivo a prevenção do superendividamento e auxílio aos consumidores na negociação de suas dívidas, de forma mais acessível, ou seja, consumidores que gastaram mais do que podem pagar.

A reportagem da TV Câmara de Assis conversou a diretora do Procon de Assis, Daniela Batista;

TV Câmara - Como é a dinâmica do Renegocia?

Alguns bancos e grandes empresas acabam aderindo ao Mutirão e inseri benefícios para o consumidor, como por exemplo a diminuição dos juros cobrados em um atraso de dívida. Sendo assim, o consumidor que se encontra com pendências financeiras, pode vir ao Procon e solicitar a renegociação.

TV Câmara – Qual dívida o “Renegocia” não aceita?

Não entram nesse programa de renegociação, aquelas dívidas que possuem garantia real, ou seja, financiamentos. Por exemplo; financiamento de carro, você coloca o veículo para garantir o pagamento, portanto, não pode ser renegociado bem como financiamentos imobiliários, por fim, os créditos rurais também não se enquadram no Programa Renegocia.

TV Câmara – Como funciona o Programa Desenrola Brasil?

O Programa Desenrola Brasil, é uma ação que será desenvolvida em três fases diferentes, todas as empresas, fornecedores e fornecedores bancários que aderirem ao programa do Governo Federal, devem nesta primeira fase retirar do Serasa e SPC, consumidores com dívidas de até 100 reais, o que não significa que a dívida será perdoada. Ou seja, o consumidor continua com a dívida, entretanto, sem o nome estar negativado.

Na segunda fase do Plano “Desenrola Brasil”, podem se inscrever apenas consumidores que recebem até dois salários mínimos e aqueles cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único – Governo Federal).

E por fim a terceira fase do Desenrola, que trata a renegociação das dívidas com os fornecedores que aderiram ao Programa, ou seja, dívidas específicas de no máximo 5 mil reais e pessoas que ganham até dois salários mínimos, dinâmica diferente do Renegocie em que não existe restrições de valores e holerites. Vale ressaltar, que o Desenrola deve seguir até setembro deste ano, já no Renegocia os consumidores têm até o dia 11 de agosto para a inscrição.

Os interessados podem se dirigir ao PAT Assis, localizado na Avenida Armando Salles de Oliveira, 1.170, o horário de atendimento acontece de segunda às sextas-feiras das 8h às 16h. Mais informações pelo contato (18) 3322-5988