Disque 100: primeiro semestre tem mais de 70 mil denúncias de violência contra idosos

por Analli Venâncio última modificação 08/08/2024 16h44

ASSISTA A REPORTAGEM COMPLETA - CLIQUE AQUI

Nos seis primeiros meses deste ano, o Disque 100 registrou aumento no número de denúncias relacionadas a violência contra idosos, o registro foi de 74 mil ligações, quando comparado ao mesmo período do ano passado o aumento equivale a 14%.

Para explanar sobre esta problemática a TV Câmara de Assis entrevistou a assistente social e coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Rosângela Garcia, a profissional detalhou os direitos e os deveres do Poder Público com os idosos.

Segundo Rosângela, o Estatuto do Idoso deixou acentuado que a violência contra esta classe trata-se de um crime que resultará em uma punição severa, além da garantia de direitos.

"A violência não se baseia apenas aquelas que deixam marcas no corpo, além da física, temos a psicológica, a moral, a negligência, entre outras ações. É importante também pontuar a falta de cuidado em relação à saúde desse idoso e também não podemos esquecer o crime patrimonial, verificados que muitos idosos estão se endividando, entretanto, na maioria dos casos os próprios membros da família são os autores de empréstimos e compras indevidas", destacou.

Para a assistente social, um dos meios de prevenção à violência contra os idosos seria uma ação intensificada de conscientização da população.

"Acredito que é preciso conscientizar sobre a responsabilidade que cada família tem com o cuidado do idoso, pois o abandono é negligência. Nós seremos os idosos de amanhã", pontuou.