É aprovado por unanimidade o projeto que institui no município a Semana de Conscientização sobre o Transtorno Bipolar

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
O intuito do projeto é ajudar a população a entender melhor sobre a bipolaridade que atinge milhões de brasileiros

Foi aprovado na Sessão Ordinária de ontem, dia 26, o projeto de autoria do vereador Camarguinho que institui no calendário oficial do município a Semana de Conscientização sobre o Transtorno Bipolar, um mal que atinge milhões de brasileiros e que ainda é pouco explorado.

O Transtorno Bipolar é um distúrbio psiquiátrico complexo, caracterizado pela alternância do quadro de depressão e euforia, com crises que podem variar de intensidade, frequência e duração. Em geral, esse transtorno se manifesta dos 15 aos 25 anos, tanto em homens quanto em mulheres, mas também pode afetar crianças e pessoas mais velhas.

Ainda não se sabe as causas do transtorno bipolar e seu diagnóstico é muito difícil de ser concluído, pois ele se assemelha a outras doenças como a esquizofrenia, a depressão, a síndrome do pânico, ou a ansiedade. O transtorno bipolar não tem cura, mas o paciente pode levar uma vida controlada com medicação e psicoterapia. É muito importante que a pessoa com o transtorno siga à risca o tratamento, pois o índice de suicídios em portadores de bipolaridade é muito alto em casos de recaídas e crises prolongadas de depressão.

Sendo assim, a proposta do vereador Camarguinho é promover o debate sobre o tema, trazendo palestras, seminários e atividades para que a população conheça melhor sobre o transtorno. O vereador ressaltou, também, a importância da abertura dos diversos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) em Assis, que ajudará ainda mais no diagnóstico e no tratamento dos assisenses com transtorno bipolar.

Os vereadores reconheceram, também, a importância dessa iniciativa que visa, sobretudo, conscientizar os munícipes sobre a doença e lutar contra o estigma que ainda existe em relação aos portadores de distúrbios psiquiátricos.

Agora, o projeto será encaminhado ao poder executivo para a sanção do prefeito, José Fernandes.