Eleições 2026: prazo para regularização do título de eleitor segue até 19 de maio

SAIBA MAIS - CLIQUE AQUI
Os eleitores que não justificaram a ausência nos três últimos pleitos ou não pagaram a multa têm até o dia 19 de maio para regularizar seu título de eleitor. Em 2026, será o momento de eleger deputado, senador e presidente, e quem estiver com o documento irregular poderá enfrentar sérias consequências, incluindo o cancelamento do título e a perda de diversos direitos.
Na cidade de Assis, 2.853 eleitores precisam regularizar sua situação. Luiz César, chefe do cartório eleitoral de Assis, explicou como os cidadãos podem regularizar a pendência.
"Através do site do TSE, no atendimento ao eleitor, é possível retirar a guia de multa, e o pagamento pode ser feito, inclusive, por PIX. Caso haja dificuldade, o atendimento também pode ser feito diretamente no cartório eleitoral", disse.
Confira os números de eleitores com título em risco de cancelamento nas cidades da região:
- Assis: 2.853
- Echaporã: 142
- Florínea: 57
- Cruzália: 29
- Maracaí: 305
- Pedrinhas Paulista: 52
- Tarumã: 335
Além de perder o direito de votar, quem tiver o título cancelado também poderá enfrentar uma série de restrições, como a perda de quitação eleitoral, cancelamento do CPF, dificuldades em operações de crédito, bloqueio para emissão de passaporte e problemas para o recebimento de pagamento, caso seja servidor público. Portanto, é essencial regularizar o documento dentro do prazo estabelecido para evitar essas complicações.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis