Empresária da culinária japonesa receberá Título Honorífico de Cidadã Assisense

por Stéfani Cordeiro última modificação 14/05/2024 14h42

Um projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador Fernando Vieira foi apreciado e aprovado pela Câmara Municipal na última sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira, 13. A propositura outorgou o Título Honorífico de Cidadã Assisense à Senhora Ana Luiza Lemos Gonzaga, em reconhecimento aos relevantes serviços que a empresária vem prestando em Assis.

Ana Luiza nasceu em 21 de maio de 1980, na cidade de São Vicente, litoral do Estado de São Paulo, filha do motorista aposentado Luiz Carlos Gonzaga e da nordestina Luíza Lemos Gonzaga, que trabalhava como faxineira, ambos já falecidos. Foi de sua mãe que Ana Luiza herdou a força, coragem, sabedoria e determinação para a superação de todos os desafios. E foi de sua mãe que também herdou a mão boa para a cozinha.

Ana Luiza, hoje com 43 anos, é mãe de quatro filhos, Juliana Gonzaga Bananal (in memorian), Maitê Gonzaga Simões, Murillo Gonzaga Simões e Ayumi Gonzaga Seto. É uma mulher cuja jornada de vida a levou de São Vicente para Assis, onde sem deixar suas raízes e origem construiu uma história repleta de amigos e principalmente empreendedorismo.

Formada em Marketing, Ana Luiza perdeu uma filha de 12 anos de idade para a dengue no ano de 2010. Quando a vida parecia ter acabado devido ao divórcio do seu primeiro casamento, dificuldades financeiras e tentando superar a morte precoce da filha, Ana Luiza estabeleceu uma forte ligação com a cultura japonesa. Admirando a forma como os japoneses se reconstroem, a educação, a forma de acreditar que o trabalho é o caminho para o crescimento tanto financeiro quanto intelectual foi o “pontapé” para que ela mudasse de vida.

Ao lado do então companheiro, Thiago Seto, foi responsável por inovar a culinária japonesa em Assis em 2013, quando abriu o restaurante Kyodai. Em 2019 voltou para o litoral e retornou para Assis em 2023, desta vez com um novo e moderno restaurante, o Nihonkai. Hoje, o restaurante atrai o público não só de Assis, mas também é ponto de encontro de toda a região, movimentando a economia e o cenário gastronômico local com a geração de 20 empregos diretos e 15 indiretos.

Ana Luiza guarda consigo uma frase que ressoa profundamente em sua jornada: "A sua cidade Natal não é onde você nasce e sim onde você renasce". Para ela, Assis não é apenas um ponto no mapa, mas sim um lugar onde ela encontrou sua segunda chance, onde a culinária japonesa se funde com sua história e dá oportunidade por meio do trabalho para muitos outras mais.

A entrega do Título, objeto deste Decreto Legislativo, deverá ser entregue à homenageada em Sessão Solene, a ser determinada pela Presidência da Mesa.