Encontro debate sobre saúde pública e a importância do trabalho em rede

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
O evento reuniu na Câmara Municipal lideranças e segmentos da saúde pública de Assis

Foi realizado nesta quarta-feira, dia 09, na Câmara Municipal, o I Encontro sobre Saúde Pública, um evento organizado pela Comissão da Cidadania, composta pelos vereadores Professora Dedé (presidente), Célio Diniz e André Borracha, cujos trabalhos relacionados ao funcionamento da rede municipal da saúde de Assis e às melhorias no atendimento aos usuários estão sendo realizados desde o início do ano.

Participaram do encontro, além da Comissão da Cidadania, os vereadores Carlos Binato, Vinicius Simili e Roque Vinícius, o vice-prefeito Márcio Veterinário, o secretário da Saúde, Fabiano Morelli, a diretora do Hospital Regional de Assis, Dr. Lenilda de Araujo, a diretora do CIVAP, Ida Franzoso, os coordenadores das UBS, Ciaps e ESF, os coordenadores do SAMU e UPA, representantes do AME e Santa Casa de Assis, os membros dos Conselhos Municipais, e coordenadores das áreas da saúde da FEMA e UNIP.

No encontro foi ressaltada a importância do trabalho em rede, principalmente nas falas da Dr. Lenilda e da representante do AME e OSS Santa Casa, Andréia Camargo. Foram levantadas, também, a falta de recursos na atenção básica de saúde e a necessidade de mais investimentos no setor, principalmente na contratação de pessoal que, apesar de todas as dificuldades, vem realizando um trabalho de maneira a zerar os índices de sífilis congênita em gestantes e de bebês infectados pelo vírus HIV no município, dados esses informados pela presidente do Conselho Municipal da Saúde, Cátia Ribeiro, que também é agente comunitária de saúde.

Também, as reivindicações dos participantes giraram em torno de uma gestão da saúde com mais responsabilidade social de acordo com os princípios do SUS: universalidade (a saúde como direito de todos), equidade (dar mais a quem mais necessita), passando pelo controle social (com o fortalecimento dos conselhos). Além disso, foi pedido mais investimentos em capacitação profissional e a aproximação entre dirigentes e funcionários da saúde.

Foi abordada, ainda, a questão do término do convênio entre Prefeitura e CIVAP na gestão da UPA e toda a problemática que envolve a demissão dos funcionários contratados pelo CIVAP Saúde. Fabiano Morelli afirmou problemas de relacionamento entre as partes e disse que o impacto na folha de pagamento da Prefeitura está sendo estudado para a reposição dos trabalhadores. Ida Franzoso, diretora do CIVAP, se defendeu da informação da falta de diálogo e relatou que o consórcio não abriu mão da gestão da UPA, que a decisão foi unilateral, mas que a transição está sendo realizada de forma transparente.

Para a presidente da Comissão da Cidadania, vereadora Dedé, o encontrou cumpriu com os objetivos. “A Comissão está satisfeita pelo encaminhamento das ideias. Precisávamos pensar nesse contexto e nesse cenário que se mostra meio conturbado, fazendo um diagnóstico dessas necessidades no que diz respeito a algumas deficiências na área da saúde”, ressalta.

Desse primeiro encontro, saíram grupos de estudo com o intuito de segmentar a discussão e levantar estratégias a serem debatidas no II Encontro sobre Saúde Pública de Assis, que terá como intuito a prática das ações levantadas.