Especialista em direito previdenciário esclarece mudanças nas regras da aposentadoria

por Analli Venâncio última modificação 13/09/2024 08h41

ASSISTA A REPORTAGEM - CLIQUE AQUI 

A reportagem da TV Câmara de Assis destaca a importância da Previdência Social no Brasil, explicando seu papel como sistema de proteção social que garante renda ao trabalhador e sua família em casos de aposentadoria, invalidez, morte ou afastamento por doença. A administração do sistema é feita pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e é financiada por contribuições de trabalhadores e empregadores.

A advogada especialista em previdência, Gislaine de Giuli Pereira, em entrevista explanou sobre o assunto.

Aposentadoria Especial

A Aposentadoria Especial é destinada a trabalhadores expostos a condições prejudiciais à saúde ou à integridade física. Ela requer um tempo de contribuição menor, que pode variar entre 15, 20 ou 25 anos, dependendo do nível de exposição a agentes nocivos. Contudo, com a Reforma da Previdência, houve alterações significativas no cálculo dos benefícios, afetando especialmente a Aposentadoria Especial.

Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência trouxe mudanças importantes para os trabalhadores próximos da aposentadoria. Embora as novas regras tenham impactado várias modalidades de aposentadoria, as regras para a aposentadoria rural permaneceram inalteradas. Por isso, é essencial estar atento às novas exigências para garantir os direitos e benefícios.

Consultoria com Advogado Especialista

A reportagem também ressalta a importância de procurar um advogado especializado em INSS e direito previdenciário. Esse profissional pode auxiliar no planejamento da aposentadoria, na concessão de benefícios, ou na revisão de benefícios já concedidos, garantindo que o trabalhador não perca nenhum direito.