Fila de espera para procedimentos cirúrgicos avança após Câmara liberar recursos

por Analli Venâncio última modificação 31/10/2022 18h50

A secretária de Saúde Cristiani Silvério de Andrade Bussinati, acompanhada por membros da pasta, se reuniu com os vereadores na Câmara, após a 37ª Sessão Municipal, na ocasião foi feita a prestação de contas de recursos encaminhados pelo Legislativo ao setor da saúde.

Entre os exames citados estão; ultrassom de próstata, ultrassom abdominal, mamária e transvaginal, dando um total de 700 exames realizados, nessa área o saldo restante para realização de exames é de um pouco mais de sete mil e quinhentos.

Para se ter uma ideia, no ano passado mais 700 pessoas aguardavam na fila para o exame de colonoscopia (exame utilizado para analisar a saúde do interior do cólon e do reto usando um colonoscópio) e em menos de 12 meses a lista de espera possui um pouco mais de cem pessoas.

Outra demanda que vem sendo atendida, são a de pacientes diagnosticados com catarata. Segundo a secretária, o município possuía uma espera de dois anos até o procedimento cirúrgico, com os recursos liberados a espera diminuiu para seis meses.

“Temos um período razoável para quem está esperando e ainda conseguimos zerar saldos devido aos recursos das emendas destinados à catarata, num total de 160 cirurgias realizadas”, explicou Bussinati.

Alta complexidade

Outras especificações como a cirurgia ortopédica e urológica, seguem como a mais alta demanda da Secretaria de Saúde. Entre os motivos, seria o fim das cirurgias realizadas pelo Estado, que após a pandemia deixou de oferecer o atendimento.

“Depois da pandemia o Hospital Regional não realizou as cirurgias o que dificultou a realização do nosso trabalho, por meio de um termo aditivo com a Santa Casa conseguimos executar as urgências, através de recursos encaminhados pelos vereadores”, salientou.

A documentação com informações de todas as cirurgias realizadas e a demanda que ainda aguarda pela cirurgia foi entregue ao presidente da Câmara Municipal, Luiz Antonio Ramão.

O presidente observou que alguns exames ainda possuem números significativos de espera, como por exemplo o ultrassom transvaginal que possui mais de  três mil e trezentos pacientes aguardando, seguido da catarata e endoscopia digestiva alta.

“Trabalhamos para que todas as secretarias municipais tragam resultados positivos para a população, as emendas liberadas pela Casa de Leis à Saúde cumpre o seu papel de fazer com que o paciente que está na fila de espera não demore tanto para realizar o exame ou cirurgia”, afirmou Ramão.