Gordinho da Farmácia questiona prefeitura sobre retorno do Programa Nacional de Alimentação Escolar

por Matheus Dorácio última modificação 07/04/2025 19h08
O parlamentar quer saber por que o programa ainda não foi iniciado e cobrou respostas da prefeita Telma Spera
Gordinho da Farmácia questiona prefeitura sobre retorno do Programa Nacional de Alimentação Escolar
Foto: Matheus Dorácio

O vereador Gordinho da Farmácia protocolou na semana passada um requerimento na Câmara Municipal solicitando informações ao Poder Executivo sobre a situação do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar – em Assis. O parlamentar quer saber por que o programa ainda não foi iniciado e cobrou respostas da prefeita Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

Segundo o vereador, o PNAE é essencial para o ecossistema escolar, pois garante alimentação de qualidade para os alunos da rede pública, além de promover hábitos alimentares saudáveis desde a infância.

Além dos benefícios diretos aos estudantes, o vereador destacou que o programa também movimenta a economia local ao priorizar a compra de produtos da agricultura familiar. “Os produtores rurais também são beneficiados. É um ciclo positivo que não pode parar”, afirmou.

No requerimento, Gordinho questiona especificamente qual é a dificuldade enfrentada pelo município para iniciar o programa e também questionou qual o motivo de não distribuir os alimentos para a população cadastrada e as entidades do município. Ele disse que tem sido cobrado constantemente pela população e que até mesmo entidades assistenciais estão questionando.

O parlamentar contou que esteve na Vila Agro, antigo espaço da APRUMAR, onde conversou com pequenos produtores que estão prontos para fornecer os alimentos.

Durante seu discurso, o vereador também mencionou o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos – que, assim como o PNAE, visa incentivar a agricultura familiar e garantir segurança alimentar para a população mais vulnerável.

Gordinho da Farmácia espera que a prefeita encaminhe uma resposta objetiva ao Legislativo e que o programa seja colocado em prática o quanto antes.