Gratidão: Ramão eterniza pioneiro da fotografia em Assis com nome de rua

por Analli Venâncio última modificação 29/03/2023 14h20

O Projeto de Lei nº 22/2023 de autoria do vereador Luiz Antonio Ramão (PSD), solicita a denominação da Rua "D" do Loteamento Residencial Bela Vista, de Rua Tomé Vilela. O texto foi aprovado por unanimidade.

Eleido Moisés, um dos filhos do homenageado, guarda nas lembranças particularidades do pai, “a boa educação que ele nos deu, está sendo compartilhada entre nossos filhos e netos e assim fortalecemos o legado deixado pelo meu pai, vivendo uma vida feliz e tendo sempre amor em nossa família”, comentou.

Para Ramão, o homenageado contribuiu com suas ações para o progresso da cidade de Assis, em seguida, o vereador fez uma breve leitura sobre o histórico de Tomé Vilela.

Tomé Vilela

Natural de Areado, Estado de Minas Gerais, onde nasceu aos 21 dias do mês em dezembro de 1927. Em 09 de setembro de 1950, casou-se com Maria Magdalena de Oliveira Vilela e tiveram seis filhos, Eusda, Eusdo, Eido José, Eleido Moisés, Ecreido Enos e Euleigna Magdalena.

Para prover o sustento da família, inicialmente o Sr. Tomé trabalhou como bóia fria na Zona Rural de Rolândia-PR e depois na Água do Dourado, no município de Tarumã, até fixar residência em Assis, na década de 60, onde foi pioneiro na arte da fotografia de monóculo, se utilizando de um carneiro que puxava uma charretinha, onde as crianças sentavam para serem fotografadas.

Em Assis, residiam na Rua Jeribatiba, depois na Rua Casemiro de Abreu e finalmente na Rua Vicente de Carvalho, todas na Vila Ribeiro, até seu falecimento em 17 de janeiro de 2007, deixando uma grande saudade no coração dos familiares, amigos e pessoas que tiveram o privilégio de com ele conviver. Em que pese os parcos recursos financeiros, o Sr. Tomé, sempre auxiliado pela esposa, Dona Maria, deu aos filhos o necessário para a manutenção dos mesmos, lhes mostrando o caminho da retidão, da moral e dos bons costumes, sendo os seus filhos pessoas de caráter ilibado e reconhecidas por seu trabalho em nossa cidade.

(LEIA NA ÍNTEGRA CLIQUE AQUI)

(VEJA A HOMENAGEM)