Inadmissível: Vereadores querem providências sobre falta de profissionais na rede municipal de ensino

por Analli Venâncio última modificação 19/09/2023 13h15

A última sessão plenária (18/9), teve o ensino municipal de educação sendo destaque na tribuna em relação a falta de profissionais nas escolas do município, os vereadores Fernando Sirchia (PDT), Alerta Verbal (PSD) e a presidente da Casa de Leis, Viviane Del Massa (PP), questionam a pasta responsável e aguardam respostas sobre os requerimentos enviados.

Fernando Sirchia

"E não é somente o Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, temos também a falta de secretário escolar, agente escolar, auxiliar de lavanderia. Alguns pais e funcionários seguem solicitando ajuda, com postagens em redes sociais, pedindo a nós vereadores ações a fim de sensibilizar a Secretaria de Educação sobre essas demandas. Temos por exemplo a escola municipal "Coraly", onde atualmente não possui um responsável no setor de lavanderia, diante das circunstâncias é fundamental que estejamos atentos sobre as nomeações do concurso e quais serão as respostas da pasta em relação às demandas. Os requerimentos enviados seguem em tramitação e ainda não foram respondidos", explicou Sirchia.

Alerta Verbal

"Nós estamos visitando as escolas e vendo de perto as dificuldades que esses profissionais estão tendo, seguimos cobrando o Poder Executivo para a valorização dos servidores municipais que atuam na educação. Porém, o nosso prefeito ao invés de valorizar, ele sobrecarrega esses profissionais. Recebemos denúncias de outras instituições de ensino, que alegam estarem com quadro de profissionais defasados. Peço ao prefeito que valorize a Educação Municipal, que pague o piso e contrate mais profissionais para estarem trabalhando. Vamos continuar cobrando e não vamos nos cansar, até que algo seja feito", afirmou Alerta Verbal.

Viviane Del Massa

"Se nós entendemos que a Educação é o futuro de uma nação, é inconcebível uma administração executiva não apresentar o que é de direito, ou seja, o piso salarial. Trata-se de um absurdo, ver nossas escolas do jeito que se encontram atualmente, ver nossos profissionais adoecidos por não ter a equipe necessária para a execução dos serviços. Todas as unidades que estamos visitando a resposta é única: "MAIS FUNCIONÁRIOS". Portanto, em relação aos nossos requerimentos enviados à Secretaria de Educação, demonstramos nosso repúdio à situação atual", enfatizou Del Massa.