Inclusão em pauta: Fernando Kiko apresenta importância do Programa Residência Inclusiva

por Analli Venâncio última modificação 23/04/2025 15h33
"Hoje temos, em Assis, aproximadamente 38 pessoas que necessitam dessas residências"
Inclusão em pauta: Fernando Kiko apresenta importância do Programa Residência Inclusiva

A Residência Inclusiva é um programa destinado ao acolhimento e ao cuidado em tempo integral de jovens e adultos com deficiência, sem apoio familiar e em situação de vulnerabilidade social.

O vereador Fernando Kiko (União) subiu à Tribuna (22/4) para apresentar o programa e demonstrar seu interesse em viabilizar a implantação do serviço na cidade de Assis.

“Hoje temos, em Assis, aproximadamente 38 pessoas que necessitam dessas residências. Esse programa não atua como asilo ou centro de recuperação. Os moradores são acompanhados pela assistência social e por demais profissionais da área da saúde. É um programa que conta com verbas do governo estadual e federal”, explicou o vereador.

Público-alvo da Residência Inclusiva

Pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva, visual, múltipla ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir dos 18 anos; pessoas em situação de vulnerabilidade, com necessidade de apoio nas atividades da vida diária; sem condições de autossustentação; sem retaguarda familiar; e, preferencialmente, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Atualmente, o estado de São Paulo conta com 155 Residências Inclusivas, que atendem cerca de 200 municípios. Cada unidade tem capacidade para acolher até 10 pessoas, totalizando aproximadamente 1.550 vagas disponíveis em todo o estado.

“Um projeto muito importante, e que ainda não contempla a cidade de Assis com essa relevante ação social, capaz de tirar pessoas da situação de vulnerabilidade e devolver um pouco mais de dignidade. Assis tem condições de abrigar, hoje, três casas. Vamos trabalhar para que isso se torne realidade”, finalizou Fernando Kiko.