Janeiro Branco: reflexão e cuidado com a saúde mental

por Analli Venâncio última modificação 14/01/2025 09h33
Janeiro Branco: reflexão e cuidado com a saúde mental

ASSISTA A REPORTAGEM - CLIQUE AQUI 
A campanha Janeiro Branco busca conscientizar a população sobre a importância de refletir e cuidar da saúde mental. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o Brasil lidera o ranking mundial de pessoas ansiosas, com 86% dos brasileiros sofrendo de algum transtorno mental.

De acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, a procura por consultas psiquiátricas cresceu mais de 44% nos últimos anos, passando de 3,4 milhões para 4,9 milhões de atendimentos. Esse aumento reflete a busca por acompanhamento especializado no tratamento de condições emocionais e psicológicas, destacando que a saúde mental é influenciada por fatores biológicos, psicológicos e sociais.

Em entrevista à TV Câmara, Valéria Cristina Carvalho, coordenadora de Saúde Mental, e Lígia Maria Messias Totti, coordenadora de Atenção Básica, ambas da Secretaria de Saúde de Assis, falaram sobre os serviços de saúde mental oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As profissionais enfatizaram a importância do acompanhamento contínuo e do suporte às pessoas em tratamento, reforçando o papel essencial do SUS no cuidado integral da saúde mental da população.

A campanha Janeiro Branco segue como um alerta para que o cuidado com a saúde mental seja encarado como prioridade ao longo de todo o ano.