Legislativo de Assis participa de Ciclo de Debates do Tribunal de Contas do Estado

por Analli Venâncio última modificação 30/06/2023 11h25

Foto: O diretor financeiro do Legislativo, Fábio Silvério da Silva Júnior, a diretora geral da Câmara de Assis, Daniela Beszon, o presidente do Tribunal de Contas, Sidney Beraldo, a presidente da Câmara de Assis, Viviane Del Massa e o diretor jurídico, Guilherme Francisco Alves Ribeiro Dias.

A Câmara de Assis marcou presença no 27º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais (29/6), a cidade de Bauru sediou o evento que contou com a participação de aproximadamente 80 municípios da região de Bauru e Marília.

O debate

A 27ª edição do evento discutiu sobre as novas ferramentas de tecnologia utilizadas pelo TCESP na fiscalização de recursos e o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), indicador que avalia o desempenho dos Executivos e que hoje tem papel decisivo na emissão dos pareceres prévios.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo,Sidney Beraldo, destaca que o TCE sempre focou na fiscalização sobre a questão jurídica e a conformidade dos processos, segundo o presidente existe atualmente uma avaliação na qualidade dos serviços oferecidos para a população.

"Antes analisávamos o contrato, mas agora também aprovamos a execução contratual e além disso estamos realizando o que chamamos de ordenada, verificando por exemplo se o Plano Nacional de Resíduos Sólidos vem sendo cumprido, com isso, infelizmente verificamos que mais da metade dos municípios ainda possuem lixão, não atuam com coleta seletiva ou tratamento adequado, portanto, executamos auditoria para avaliar a efetividade das políticas públicas", explicou.

Para a presidente da Câmara de Assis, Viviane Del Massa, o debate vem ao encontro do que já vem sendo executado pela Casa de Leis de Assis, bem como a divulgação ampla de comissões, sessões, licitações e demais processos abertos com transparência à população.

"As leis são estabelecidas para serem cumpridas, dessa forma temos a presença dos nossos servidores para que atuam atualizados perante as mudanças e normativas estabelecidas pelo Tribunal de Contas. Hoje, devido ao avanço da comunicação do Legislativo de Assis, fomos destaque em premiações em relação a nossa atuação transparente, uma responsabilidade com a população e paralelamente com os recursos públicos", analisou Del Massa.

Composição da Mesa:
Presidente do Tribunal de Contas, Sidney Beraldo, o vice-presidente Renato Martins, a prefeita da cidade de Bauru, Suéllen Rosim, o presidente da Câmara de Bauru, Wanderley Rodrigues de Moraes Júnior, A procuradora geral, Letícia Formoso Delsin Matuck Feres, o secretário diretor geral, Sérgio Ciqueira , o diretor da unidade do TCE de Bauru, José Paulo Nardone, a diretora substituta da unidade do município de Marília, Evelyn Fernandes Bogo e e a vice-diretora da Faculdade de Odontologia da USP, Dr. Carlos Ferreira Santos.