Lei Diretrizes Orçamentárias/2023 será tema de Audiência Pública no dia 25 de maio 2022
A Câmara Municipal de Assis já disponibilizou aos munícipes, em seu sítio eletrônico, o acesso ao Projeto de Lei nº 88/2022 - Diretrizes Orçamentárias/2023, de autoria do Poder Executivo, bem como o cronograma de ações para Consulta Pública.
Conforme o § 2° do art. 165 da Constituição Federal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias busca sintonizar a Lei Orçamentária Anual com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no PPA – Plano Plurianual.
Assim, de acordo com o Regimento Interno da Câmara (art. 241, § 1º), após o recebimento da Lei Orçamentária, foi elaborado pela Comissão de Finanças e Orçamento um cronograma de ações para a instrução do Projeto de Lei, com a definição de data para a realização de Audiência Pública, recebimento de propostas pela comunidade e apresentação de emendas parlamentares.
Desta forma, foram disponibilizados no site da Câmara links (consultar ao final da matéria) para acessar informações sobre a Audiência Pública, que é um instrumento de legitimidade, transparência, democracia e incentivo à participação da sociedade no processo de tramitação da peça orçamentária.
A audiência tem por objetivo a participação popular no processo de elaboração da LDO para 2023 e os cidadãos previamente cadastrados poderão se manifestar, reivindicando as principais necessidades de suas comunidades. Após o levantamento das solicitações, elas serão examinadas pela Comissão para inclusão no Projeto de Lei da LDO para 2023.
A Audiência Pública será realizada efetivar-se-á no dia 25 de maio, com início às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Assis.
A Consulta Pública aos documentos e anexos do PL 88/2022- Diretrizes Orçamentárias/2023 já está disponível no site da Câmara Municipal e, nos dias 26 e 27 de maio, será liberado também um formulário para recebimento de propostas pela comunidade.
Cidadãos, participem da Consulta Pública! Manifeste sua sugestão para a LDO 2023.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis