Lideranças vão a Brasília discutir instalação do Curso de Medicina

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
Primeira turma, que pode ter início em 2015, oferecerá 50 vagas

Uma comitiva de lideranças políticas assisenses viajou nesta terça-feira, dia 11, para Brasília-DF com o objetivo de discutir a criação do Curso de Medicina na cidade de Assis.

Acompanhados pelo deputado federal Carlos Zarattini PT-SP, os vereadores José Luiz Garcia, Reinaldo Nunes e o ex-vereador José Fernandes, todos do mesmo partido, foram recebidos no Ministério da Educação pelo Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior,

Jorge Rodrigo Araújo Messias e sua assessora direta Maria Rosa Loula.

Inicialmente, foi feita uma exposição do processo de instalação de novos cursos em todo o país e confirmada a aprovação de Assis como um dos municípios selecionados numa primeira análise de projetos.

O próximo passo, explicou Messias, será a visita de uma equipe de três profissionais técnicos, incluindo médicos de grande conhecimento na área de saúde pública, ao Ministério da Educação à cidade de Assis para conferência, in loco, dos dados informados no projeto apresentado. “Sendo apresentadas as condições e oferecidos os serviços na área de saúde, não deverá haver problemas para que o município seja habilitado para receber a faculdade de Medicina”, explicou Jorge Messias.

Os técnicos do Ministério da Educação deverão visitar Assis no mês de abril e o resultado da vistoria deve anunciado em poucos dias. Um representante da Prefeitura Municipal deve acompanhar os técnicos durante a visita ao município.

Assim que isso ocorrer, explicou Maria Rosa, o Ministério da Educação deverá abrir um Edital para que as faculdades interessadas em instalar e administrar o Curso de Medicina na cidade de Assis se inscrevam. Entre as interessadas, a Fundação Educacional do Município de Assis, - FEMA – já sinalizou interesse em participar do processo.

Nesse sentido, uma nova audiência já foi agendada para a tarde desta quarta-feira, também no Ministério da Educação, quando os vereadores assisenses estarão acompanhando os diretores da FEMA, Eduardo Vella e Ulysses Telles Guariba, e o ex-presidente do Conselho Curador, Hélio Paiva Mattos.

Segundo o secretário do Ministério da Educação, Jorge Messias, o Edital aos interessados para instalar o Curso de Medicina em Assis, tão logo a vistoria seja realizada, será publicado imediatamente. “Nossa pretensão é manter o calendário inicial anunciado pelo ex-Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de abrir vestibulares ainda em 2014 para que a primeira turma tenha início em janeiro de 2015”, explicou.

Alguns critérios e pré-requisitos serão analisados pelo Ministério da Educação para definir qual universidade ou mantenedora terá autorização para instalar o Curso de Medicina em Assis. “Embora todas as mantenedoras possam se inscrever, estaremos avaliados as que ofereceram como proposta o menor valor de mensalidade e que não esteja passando por um processo de supervisão do Ministério”, explicou Messias.

O objetivo principal da criação dos novos cursos de Medicina – que integram o programa Mais Médicos – é melhorar a qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde. Outra informação apresentada pela assessora Maria Rosa Loula é que os novos cursos de Medicina terão turmas de 50 alunos.

Otimistas – A comitiva de lideranças de Assis saiu satisfeita do encontro. “Temos certeza que o município de Assis confirmará todas as informações apresentadas no relatório encaminhado ao Ministério da Educação”, apostam Garcia, Nunes e Fernandes.

O deputado Zarattini também se mostrou bastante confiante na confirmação do Curso de Medicina em Assis. “Pelo esforço e dedicação desses nossos companheiros assisenses José Luiz Garcia, Reinaldo Nunes e José Fernandes, temos certeza que a cidade conseguirá oferecer todas as condições para acolher o Curso de Medicina e, em breve, a comunidade regional poderá receber mais essa conquista do Governo Federal”, finalizou o parlamentar.(12/03/2014)