Câmara entrega Diploma de Mérito “Zumbi dos Palmares” nesta sexta-feira

por Analli Venâncio última modificação 18/11/2022 09h30

Nesta sexta-feira (18), às 19h30 na Câmara Municipal de Assis, acontece a entrega do Diploma de Mérito “Zumbi dos Palmares”, prêmio outorgado pelo Zimbauê, Instituto do Negro de Assis, a sessão solene irá homenagear a professora Célia Regina Pedro do Nascimento.

O diploma reflete sobre ações de personalidades negras do município de Assis, que atuam contra o preconceito e desigualdade racial com ações de compartilhamentos, histórias e vitórias.

Professora Célia Regina

Célia Pedro se destacou por sua atuação em sala de aula e pelo desenvolvimento de projetos individuais e coletivos. Fazer com que os alunos desenvolvam projetos, nos quais prevaleçam o protagonismo estudantil. Entre eles estão:

Na Disciplina Eletiva:

1 - "Deu Blush na História”, primeira edição realizado em parceria com o Curso de Fotografia da Fema, com a professora Carmem Portilho e duração de um semestre.

Uma eletiva composta apenas de meninas com o objeto de fortalecer o empoderamento feminino entre as alunas através do estudo e apropriação da história de mulheres que deixaram a sua marca na história, como por exemplo: Frida Kahlo, Dandara, Carolina de Jesus, Malala Yousafzai, Audrey Hepburn, Glória Maria, entre outras.

2- “Eletiva Carolina Masterchef com três edições” esse foi um projeto inovador com ênfase no estudo da História e da Linguagens, desenvolvido em parceria com a Kelsiane Manfio sobre “A Alimentação Na História”. Foram marcantes as parcerias estabelecidas no decorrer deste trabalho e as diversas aprendizagens oportunizadas aos seus alunos.

3- “Pesquisa Patrimonial”, orientação a pesquisa de estudantes selecionados para a realização do levantamento histórico sobre a trajetória de vida da patronesse que dá nome à escola, Dona Carolina Francini Burali. Esse trabalho envolveu atividades como entrevistas, análise documentos e de acervo fotográfico familiar.

4- " Mankala” - Pesquisa e análise sobre Cultura Africana apresentadas aos alunos do 6° ano, sobre a Étnico Matemática, em 2019, com o objetivo de desconstruir a ideia de ausência de complexidade da cultura africana provenientes do senso comum. Esse projeto foi desenvolvido em parceria com o PIBID da Unesp de Assis.

* Projetos de área em parceria com a Coordenação de Humanas, Fernanda Fazano:

1 - Vídeo - Concurso Consciência Negra. Primeiro lugar da categoria 2022

.2- Projeto Negro é Lindo de 2021: A proposta do projeto foi estimular a valorização da ancestralidade entre os alunos negros a partir do estudo sobre Cultura Africana e combater as práticas racistas presentes em nossa sociedade.

Com isso, em 2019, Célia Pedro ganhou, da Câmara Municipal de Assis, o diploma de Professora Padrão do Ano. Agora, em 2020, ela foi a escolhida para receber do Zimbauê, Instituto do Negro de Assis, o Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares.

Por conta de tudo isso que você leu acima, essa é nossa homenageada em 2022, com todos os méritos. Nós, da Comunidade Negra de Assis, nos curvamos e agradecemos pela significativa contribuição, que nos enche de orgulho.

A sessão solene de entrega do Diploma “Zumbi dos Palmares”, é aberta à população.