Nova farmácia dispensadora de medicamentos será inaugura em Assis

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
A abertura do estabelecimento foi acertada em reunião entre o Prefeito José Fernandes e o vereador Gordinho da farmácia

Em reunião com o Prefeito José Fernandes, que aconteceu na terça-feira, dia 25, o vereador Gordinho da farmácia solicitou a abertura de mais uma farmácia dispensadora de medicamentos para atender à população. O executivo afirmou que o estabelecimento funcionará no antigo prédio da Farmácia Popular, na Av. Armando Sales. A inauguração está marcada para o dia 15.

Para Gordinho, a iniciativa de usar aquela localidade vai beneficiar muitas pessoas, já que ficará próximo de bairros de grande contingente populacional. “Vai ser bom para aquela região, pois atenderá um grande número de pessoas dos bairros Vila Xavier, Vila Ribeiro, San Fernando Valley e do centro da cidade”, destaca o vereador.

Sobre a reabertura da Farmácia Popular, segundo informações retiradas do site do Ministério da Saúde, a Comissão Intergestores Tripartite, com representantes dos governos federal, estadual e municipal, decidiu sobre o fim das unidades próprias do programa. A decisão foi tomada com base no custo administrativo para a manutenção da rede própria, que chegava a 80% do orçamento do programa.

Contudo, o Ministério da Saúde ampliou em R$ 100 milhões o valor do recurso que será destinado aos estados e aos municípios na compra dos medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica. Assim, esse valor será enviado às prefeituras dos municípios nos quais as farmácias funcionavam.

Já o programa Aqui Tem Farmácia Popular, em parceira com as farmácias privadas, continua funcionando normalmente.